Ć a estreia da francesa Maison Albar Hotels em Portugal. A primeira abertura Ć© o Le Monumental Palace, na Avenida dos Aliados, no Porto, que ocupa um reabilitado edifĆcio neoclĆ”ssico de 1923.
Ao contrĆ”rio do que acontece em em algumas zonas de Lisboa, onde se estĆ” a fechar comĆ©rcio local, bares e restaurantes com história para criar hotĆ©is, no Porto devolvem-se edifĆcios históricos restaurados Ć cidade.
Foi o que jÔ tinha acontecido com a sede histórica do FC Porto, na Praça General Humberto Delgado, que se vai transformar em hotel de charme por 2,8 milhões de euros.
«à muito importante o que hoje conseguimos finalizar e Ć© igualmente importante que este edifĆcio histórico se mantenhaĀ», disse o presidente do FC Porto Pinto da Costa, citado pelo Sapo Desporto.
TambĆ©m Rui Moreira, presidente da CĆ¢mara Municipal do Porto sublinhou que esta opção acaba por Ā«valorizar o edifĆcio históricoĀ» onde a sede dos DragƵes esteve durante cinquenta anos (1933 a 1983).
E Ć© no Porto que estĆ” mais um exemplo de recuperação de um edifĆcio histórico para ser transformado num hotel. Em causa estĆ” um prĆ©dio neoclĆ”ssico projectado pelo arquiteto italiano Michelangelo SoĆ”, com uma fachada gótica, construĆdo na Avenida dos Aliados em 1923 e que foi durante vĆ”rios anos a PensĆ£o Monumental.
A responsÔvel pela reconversão foi a cadeia francesa Maison Albar Hotels, que também se estreia em Portugal com este hotel: o Le Monumental Palace, de cinco estrelas, com 76 quartos e treze suites, no local onde também esteve o Café Monumental, um espaço histórico da Invicta.
Esta reconversão em hotel foi da responsabilidade da Mystic Invest, que fez as obras, liderada por MÔrio Ferreira, o conhecido empresÔrio nortenho responsÔvel pela Douro Azul e um dos tubarões do Shark Tank Portugal.
As obras conseguiram recuperar, alĆ©m da fachada, alguns elementos do interior, como o corrimĆ£o original da escadaria. A decoração do Le Monumental Palace foi da responsabilidade da dupla Artur Miranda/Jacques Bec, da Oitoemponto, que seguiu o tema Art DĆ©co e Art Nouveau, caracterĆsticos da Ć©poca em que o edifĆcio viveu.
Entre os elementos de destaque desta decoração inspirada nos anos vinte e trinta do século XX estão os «grandiosos espelhos, os candeeiros exuberantes, os imponentes mÔrmores portugueses, as alcatifas com desenhos únicos e peças de ferro forjado, escolhidos em diversos antiquÔrios», destacam Artur Miranda e Jacques Bec.
O Le Monumental Palace apresenta-se Ć cidade com 76 quartos: 40 superiores e 23 deluxe, mais 9 Suites Audacieuse e 4 Grandiosas Suites, estas Ćŗltimas com vista para a Avenida dos Aliados. Nos corredores, salta Ć vista outro detalhe, segundo a Maison Albar Hotels – a decoração faz lembrar as carruagens do Expresso Oriente.
Como Ć© normal num hotel de luxo, o Le Monumental Palace tem uma sĆ©rie de comodidades e serviƧos disponĆveis para os hóspedes. Aqui hĆ” uma biblioteca, um ginĆ”sio, um spa de 350 metros quadrados e trĆŖs restaurantes: o Bar AmĆ©ricain, o CafĆ© Monumental e o restaurante Le Monument.
Os espaços de restauração são dedicados à gastronomia francesa e têm à frente um chef que jÔ ganhou uma Estrela Michelin, no Le Restaurant: Julien Montbabut, que veio de Paris para arrancar com este projecto, diz a Maison Albar Hotels.
Ā«Este projeto de luxo da Maison Albar Hotels vem trazer Ć cidade um conceito Ćmpar que combina na perfeição a monumentalidade arquitectónica do edifĆcio e a história da cidade, com a elegĆ¢ncia e estilo franceses, conclui Floris Boyen, director-geral do Le Monumental Palace.
Para reservas pode aceder ao site do hotel ou à pÔgina que o Le Monumental do Porto jÔ tem no Booking.pt. Pode ainda usar o número de telefone 227 662 410 ou o email [email protected] para dúvidas ou questões.