Prem Ratan Dhan Payo Museu Oriente Bollywood

Em Agosto há um ciclo de cinema gratuito com filmes de Bollywood no Museu do Oriente

por • 13 Agosto, 2019 • CinemaComentários fechados em Em Agosto há um ciclo de cinema gratuito com filmes de Bollywood no Museu do Oriente455

Música, cor, alegria e animação. É o que promete o ciclo de cinema dedicado aos filmes indianos no Museu do Oriente, em Lisboa.

Se nos EUA, a indústria do cinema é muitas vezes referida como ‘os filmes de Hollywood’, na Índia o nome vem da antiga cidade de Bombaim, hoje Mumbai: Bollywood. Em 2018 os dez maiores filmes do cinema indiano renderam cerca de 500 milhões de euros em bilheteira.

Estamos a falar de um mercado onde são lançados entre 1500 a 2000 filmes por ano, uma produção que supera em muito a quantidade de filmes feitos nos EUA: cerca de 400 a 500.

Os filme indianos tradicionais são conhecidos por terem uma grande componente musical, com actores que dançam e cantam, com trajes típicos deste país – as histórias andam quase sempre à volta do amor e da religião.

São estes filmes que agora chegam a Lisboa e ao Museu do Oriente para concluir um ciclo gratuito nos dois últimos Domingos da Agosto: 18 e 25 – houve outros dois filmes nos dias 4 e 11 de Agosto

O primeiro filme é, precisamente, sobre um dos temas clássicos de Bollywood: o amor. Prem Ratan Dhan Payo (Encontrei Um Tesouro Chamado Amor – 2015) é sobre uma troca de príncipes no trono de um reino indiano que não corre como o esperado, por culpa de uma paixão repentina.

No último Domingo de Agosto é a vez de Stanley Ka Dabba (A Lancheira de Stanley – 2011), sobre as aventuras de um grupo de amigos numa escola, que gira à volta de um aluno que nunca traz lancheira para o almoço e que é proibido pelo director de entrar, a menos que a traga.

O ciclo Filmes de Bollywood no Museu do Oriente tem o apoio da Embaixada da Índia e é de entrada gratuita, como já referimos, mas é preciso levantar um bilhete na recepção no próprio dia. Estes dois filmes começam às 18 horas e têm legendas apenas em inglês.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish