Este restaurante e espaço de lazer, que fica entre a Casa e o Farol da Guia, em Cascais, tem uma nova carta de Verão com ingredientes inspirados no tempo quente.
O Palaphita é mais um restaurante que usa os clichés desta altura do ano para anunciar a nova carta: há «produtos da estação» e pratos «inspirados no clima de Verão» que se assumem como «novidades refrescantes».
Contudo, esta é mesmo uma carta com tomates. Bio, mais concretamente: «Entre os produtos que inspiraram a nova ementa estão os tomates de Verão cultivados em Colares, num sistema biológico. São incrivelmente doces. Há uma salada com eles e também aparecem na burrata e no Camarão ao Solimões», diz Natacha Fink, a chef do Palaphita.
Tomates à parte, a carta deste restaurante de Cascais, com vista para o mar, tem agora novos Tapi (uns «dadinhos de tapioca hidratada e temperada com queijo, servidos com mel picante»), que podem vir acompanhados de «punheta de bacalhau ou salada de camarão». Outra das novidades são o Prego de Lombo com Queijo Coalho e uma versão «mais refrescante» da salada Hotcold de Camarão.
Na ementa de Verão do Palaphita entram ainda dois Pica-Pau: Camarão (com batatas coradas, maionese de manjericão e compota de abacaxi) e Lombo (que vem com «mostarda de laranja, açaí e maionese de castanhas brasileiras», entre outros acompanhamentos). Natacha Fink sugere ainda o Crocante de Bacalhau, um «bolinho de arroz com bacalhau, natas e queijo fundido da Serra da Estrela, servido com chutney amazónico».
Para beber e acompanhar os novos pratos, a chef destaca dois cocktails que também se estreiam nesta carta: o Verano, um «mix de caipirinha com um sacolé»; e o Boto Cor-de-Rosa, com «vodka, tequila, pepino e lima».
O Palaphita fica no Bosque da Casa da Guia (Avenida Nossa Senhora do Cabo 101); para reservas pode usar o telefone 211 351 402.