Ovos Rotos com Bacalhau, Bife Cowboy e Polvo à Galega: há novos pratos de fazer inveja, à beira Tejo

O chef Joel Sales promete pratos inspirados na «rica e vasta tradição gastronómica portuguesa», mas com um «toque contemporâneo».

©Envy - Bife de Lombo
©Envy

O Envy anunciou uma carta de Verão que promete ser uma «verdadeira explosão de sabores» – a influência é a «cozinha portuguesa».

Entre Santos e o Cais do Sodré, à beira Tejo, o Envy (‘inveja’, em inglês) fica “colado” à Portugália e ao Lust in Rio, num enclave entre a gastronomia nacional e as festas até altas horas da noite. Este restaurante anunciou, agora, uma carta de Verão.

O chef Joel Sales fala em opções inspiradas na «rica e vasta tradição gastronómica portuguesa», mas com um «toque contemporâneo»; há, assim, novidades nas entradas, saladas, nos pratos de peixe, carne e sobremesas.

A refeição pode começar com Provolone com Alcaparras e Tomate Seco, Ovos Rotos com Bacalhau, Queijo de Cabra Gratinado com Nozes e Mel ou um Trio de Bao com Pulled Pork. Nas saladas, o chef sugere duas: Gambas com Parmesão e Tropical (ananás, manga, maçã verde e croutons).

©Envy
©Envy | Este restaurante, que fica do lado do rio, entre Santos e o Cais do Sodré, tem uma esplanada com vista para o Tejo.

Se a preferência for para os pratos com ingredientes do mar, o Envy foi à “pesca” e trouxe Polvo com Risotto e Brunesa de Pimentos ou à Galega, preparado a «baixa temperatura com batata a murro e grelos salteados». A alternativa são os Filetes de Peixe-Galo com Arroz do Mar (acompanhado de «berbigão, miolo de amêijoa, camarão e coentros», sublinha Joel Sales).

Na carne, há opções que podem fazer inveja a restaurantes dedicados a este tipo de pratos: Entrecôte, T-Bone e Bife Cowboy, todos com maturação de «sessenta dias». Outro dos ex-líbris do Envy será o Bife de Lombo à Portuguesa, uma provocação à “vizinha” Portugália, já que é feito com o tradicional molho de mostarda e natas, servido com «presunto, pickles e batatas às rodelas».

©Envy
©Envy | Uma das principais sobremesas do Envy inspira-se na hora ideal para tirar fotografias – imediatamente depois do nascer do Sol ou minutos antes do ocaso.

Para terminar a refeição, mais três sugestões de Joel Sales: a Golden Hour (duas bolachas recheadas com creme de queijo e laranja, mel e pedaços de figo); a Envy (cremoso de côco e lima com biscoito de côco, escamas de côco assado e gelado de maçã verde); e a Tentação (uma «marquise de chocolate» com creme de rum, framboesas, amoras e gelado de framboesas).

Para reservas pode usar o telefone 911 522 027 ou fazer uma marcação pela plataforma The Fork.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].