Um restaurante e três quiosques entram numa doca: o Anfíbio chegou a Lisboa e trouxe um chef com estrelas Michelin

No Anfíbio, Miguel Rocha Vieira criou um menu com uma «harmonia muito grande entre a terra e a água» e preocupação pelo «consumo sustentável e responsável»

©Anfibio
©Anfíbio

A reabilitação da Doca da Marinha, na zona da Praça do Comércio, deu lugar a um novo conceito de gastronomia. São três quiosques com diferentes conceitos de cozinha e um restaurante, o Anfíbio.

Entre o mar e a terra: é assim que vivem os anfíbios, animais que molham o pezinho na água e também respiram fora dela. E é assim, também, que se apresenta o mais recente projecto de gastronomia de Lisboa, na renovada Doca da Marinha.

Na zona da Praça do Comércio, há agora três quiosques (Amarelo, Vermelho e Azul – inspirados nas obras de Julião Sarmento, falecido em 2021) e um restaurante, o Anfíbio, que tem ao leme um chef com três estrelas Michelin: Miguel Rocha Vieira.

O chef (na foto de destaque), que foi o responsável pela primeira estrela entregue a um restaurante na Europa de Leste (o Costes – Budapeste, Hungria), tinha ganho a sua primeira distinção em 2015, na Fortaleza do Guincho. Agora, volta a Portugal para liderar as quatro cozinhas do Anfíbio.

©Anfibio
©Anfibio | Apesar de terem nomes de cores, os quiosques do Anfíbio apenas têm essa referência no nome – são todos em preto.

A “viagem” deste Anfíbio começa nos quiosques, cada um com o seu conceito de cozinha. O Azul (que representa o mar e o rio) serve «o que de melhor a costa dá: marisco e peixe fresco»; no Amarelo (inspirado no Sol), há «petiscos portugueses e muita música, para partilhar»; finalmente, para o Vermelho (paixão e terra), o chef criou pratos vegetarianos e um menu all day de brunch.

Nestes quiosques há «vários sunset com bandas e DJ de todas as partes do mundo», com entrada gratuita: a agenda está disponível no site do Anfíbio. Depois, temos o restaurante que dá nome ao projecto, onde o chef criou um menu com uma «harmonia muito grande entre a terra e a água» e preocupação pelo «consumo sustentável e responsável de produtos frescos, sazonais e locais».

©Anfíbio
©Anfíbio | O restaurante principal fica mesmo em frente ao rio e vai ter sessões de música ao vivo até às três da manhã.

Entre os pratos de destaque, estão a Bochecha de Atum, a Pescada de Anzol, o Pato Bipolar, a Costela de Novilho ou o Tomahawk de Porco; para sobremesa, o chef sugere A Afamada Tarte de Queijo – o menu completo pode ser visto aqui.

O restaurante também conta com animação musical «todas as Quintas, Sextas e Sábados», com sessões que se estendem até às três da manhã. As reservas no Anfíbio podem ser feitas pelo 210 529 565 ou pelo The Fork; já os quiosques, apenas funcionam por ordem de chegada.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].