Ricardo Pereira: o actor de telenovelas vai ser o novo produtor criativo da Netflix para séries e filmes nacionais

O actor português participou recentemente nas telenovelas Lua de Mal e Amor Amor; o seu último filme foi Revolta.

©L'Agence - Ricardo Pereira
©L'Agence - Ricardo Pereira

O actor, que conta com o «impressionante número de trinta novelas» em Portugal e Brasil, será o primeiro português a assinar um contrato artístico com a Netflix.

Ricardo Pereira, que dificilmente ligamos ao cinema ou a séries de TV, vai ser «produtor criativo para produções da Netflix em Portugal»; além disto, e em paralelo, o actor vai participar em «séries e filmes» desta plataforma de streaming.

«É um desafio artístico enorme, muito exigente, mas que, ao mesmo tempo, vai permitir envolver-me cada vez mais no processo criativo», diz Ricardo Pereira. Esta é a primeira vez que a Netflix assina um «contrato artístico» com um português, sublinha a empresa; este anúncio chega num momento em que a plataforma se prepara para estrear a segunda série original portuguesa – Rabo de Peixe, a 26 de Maio.

A história das relações da Netflix com Portugal é ainda muito verde: foi só em Novembro de 2021 que a plataforma teve a sua primeira produção nacional, Glória; na lista de conteúdos há ainda Na Ponta da Língua, um espectáculo de stand-up de Salvador Martinha. Pôr do Sol e A Metamorfose dos Pássaros são outros dois (escassos) exemplos de conteúdos em português europeu na Netflix.

Nos últimos anos, Ricardo Pereira (43 anos) tem-se notabilizado com actor de telenovelas (a Netflix destaca o «impressionante número de trinta» destas produções de TV, no seu currículo), quer em Portugal, quer no Brasil, onde foi mesmo o primeiro actor nacional a ser protagonista de uma produção da Globo – Como uma Onda, em 2004.

Entre os seus principais filmes, estão Revolta (2022), Golpe de Sol (2018) e Cartas de Guerra (2016); nas séries, Ricardo Pereira participou recentemente em A Generala (2020 – que pode ser vista na plataforma Opto, da SIC).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].