«Stop, take a breath». Curious Cotton – a nova marca portuguesa de slow fashion promove o mindfulness

A colecção da Curious Cotton divide-se em duas peças: t-shirts (com os conceitos de 'gratidão' e 'respiração profunda') e sweatshirts (stop, respiração profunda e gratidão).

©Curious Cotton
©Curious Cotton

O slow fashion está, decididamente, na moda. A Curious Cotton é mais um exemplo de uma marca que promove a sustentabilidade das matérias-primas.

«As peças meticulosamente desenvolvidas com materiais sustentáveis, em algodão orgânico, apelam a um estado de atenção plena ao momento presente através de frases bordadas nas próprias peças».

É assim que a Curious Cotton se apresenta: a nova marca portuguesa de roupa aposta num conceito de slow fashion, que tem estado muito na moda – exemplos disso são as marcas nacionais Projecto Serra, Palu ou Ownever.

Criada por Vanessa Esteves e Mário Rodrigues (uma assistente social e um psicólogo – na foto de destaque), a Curious Cotton tem ainda uma missão ligada à saúde mental: a roupa traz mensagens de tranquilidade para «consciencializar os consumidores para a questão da compaixão, das sensações e emoções diárias».

©Curious Cotton
©Curious Cotton | As sweats e t-shirts da marca portuguesa trazem frases motivacionais bordadas ao pé da gola.

Para isso, a marca promove a prática de mindfulness para a «redução de sintomas como a ansiedade», que se tornou «bastante útil» durante a pandemia, lembra Vanessa Esteves.

Actualmente, a colecção da Curious Cotton divide-se em duas peças: t-shirts (com os conceitos de ‘gratidão’ e ‘respiração profunda’) e sweatshirts (‘stop’, ‘respiração profunda’ e ‘gratidão’), ambas com «diferentes frases de inspiração». Em breve, a marca diz que vai lançar mais modelos.

Num sweat pode ler-se, por exemplo, ‘Stop / Take a breath / Observe what is happening in the body / Proceed with awarness’ – ou seja, ‘Pára / Respira / Vê o que está a acontecer no corpo / Age com prudência’, em tradução livre.

©Curious Cotton
©Curious Cotton | As t-shirts custam 29 euros e, as sweats, 45; ambas estão disponíveis entre os tamanhos S e L.

Além desta abordagem para despertar consciências, a Curious Cotton tem ainda uma abordagem sustentável, no que respeita às matérias-primas. A marca garante que apenas usa «algodão orgânico» e que o «tecido não é tingido». Com isto, os criadores dizem que conseguem «reduzir o impacto em quantidade de água e consumo energético até 90%».

As duas linhas de roupa da Curious Cotton estão à venda no site da marca portuguesa e custam 29 (t-shirts) e 45 euros (sweatshirts), mas apenas com tamanhos entre o S e L.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].