Começa a temporada dos arraiais: Hub Creativo do Beato e Fábrica Moderna têm duas festas alternativas

O Arraial - Lisboa Unicorn Capital e o Arraial Descarrilado acontecem no primeiro fim-de-semana de Junho, no Beato e em Marvila.

©Fábrica Moderna

Os arraiais até começam já esta semana com o
Arraial de Santo António na Praça da Alegria, mas só a partir da próxima semana é que as festas se vão instalar de vez, em Lisboa.

Esta Sexta-Feira, pelas 12 horas, começa aquele que será o primeiro arraial de Lisboa, inserido nas comemorações dos Santos Populares: será na Praça da Alegria. O Arraial de Santo António fica nesta zona até 18 de Junho, com «música ao vivo, bebidas e muitos petiscos».

Contudo, só a partir de 1 de Junho é que a temporada dos arraiais começa a sério, um pouco por toda a cidade, com os bairros mais típicos a cumprirem a tradição: sardinhas, vinho, cerveja e bailaricos são a “receita” clássica desta altura do ano.

No primeiro fim-de-semana de Junho, há, contudo, dois arraiais que podem ser uma alternativa: o Arraial – Lisboa Unicorn Capital, na Praça (Hub Criativo do Beato); e o Arraial Descarrilado, na Fábrica Moderna, praticamente na mesma zona da cidade.

©A Praça
©A Praça | A zona gastronómica do Hub Criativo do Beato recebe um arraial de “unicórnios”.

O primeiro a acontecer é o Lisboa Unicorn Capital, a partir das 18 horas. Organizado pela Direcção de Economia e Inovação da Câmara Municipal, esta festa é mais dirigida a «investidores» membros de «startups, incubadoras, aceleradoras e coworks». Prometidas estão «sardinhas, uma opção veggie, bebidas e muito bailarico».

Contudo, este arraial sob o “signo” do unicórnio também está aberto ao público, em geral, uma vez que é de entrada livre: apenas é preciso fazer um registo nesta plataforma.

©Fábrica Moderna / Lisboa Unicorn Capital
©Fábrica Moderna / Lisboa Unicorn Capital

Mais a baixo, em Marvila, é a vez de a Fábrica Moderna avançar para o seu Arraial Descarrilado, que acontece a 3 de Junho (Sábado). Entre as 16 e as 21 horas há um mercado com peças dos artistas residentes, que têm estúdios neste espaço, exposições, performances, flash tattoos, jogos e actividades.

A partir das 21 horas, a Fábrica muda de tom e recebe um concerto de Xico à Portuguesa (como já tinha acontecido em 2022); durante a tarde, há ainda sardinhas, bifanas e comida vegetariana. A entrada é gratuita.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].