IndieLisboa 2023 teve trinta mil pessoas a ver filmes; este festival de cinema já tem datas para 2024

O Indie acabou em Lisboa, mas segue em tour pelo País. Esta "viagem" cinematográfica dura até Setembro e passa por cidades como Coimbra, Leiria, Aljezur e Vila Franca de Xira.

©IndieLisboa
©IndieLisboa

O festival de cinema independente de Lisboa diz ter «regressado aos números pré-pandemia» – durante duas semanas, as suas 270 sessões tiveram trinta mil espectadores.

A edição de 2023 do IndieLisboa, que foi a «maior de sempre» deste festival de cinema, com 314 filmes em exibição, chegou aos trinta mil espectadores – ao todo foram «270 sessões, 17 das quais esgotadas», revela a organização.

O festival regressou, assim, a «números pré-pandemia», depois de três anos com várias restrições, em que as salas nunca puderem estar cheias. Nos onze dias do IndieLisboa houve ainda actividades paralelas que tiveram «quatro mil» participantes.

©IndieLisboa
©IndieLisboa | Uma das novidades do Indie 2023 foram as sessões na Piscina da Penha de França.

Apesar de o evento principal apenas ter durado duas semanas, com o roteiro habitual em Lisboa, entre salas como o São Jorge ou a Culturgest, o Indie seguiu para uma tour pelo País. Esta “viagem” cinematográfica dura até Setembro e passa por cidades como Coimbra, Leiria, Aljezur e Vila Franca de Xira.

Com o balanço da edição de 2023 deste festival de cinema independente, vêm também as datas para 2024: para o ano, o IndieLisboa acontece entre 23 de Maio e 2 de Junho.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].