Este ano, o IndieLisboa vai encontrar-nos um date cin̩filo Рe ainda vamos ver filmes na piscina

As sessões para ver cinema de "molho" acontecem na Piscina da Penha de França; já o bilhete para o IndieDate dá acesso a uma festa temática.

©IndieLisboa
©IndieLisboa

A edição do IndieLisboa 2023 tem reservadas duas actividades especiais para os fãs de cinema: numa delas, até podemos encontrar a nossa cara-metade.

Entre 27 de Abril e 7 de Maio, quatro salas de Lisboa vão receber mais uma edição do IndieLisboa (São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal). Em ano de vigésimo aniversário, o festival faz tributo aos principais realizadores que marcaram presença nas várias edições.

O programa completo já foi apresentado há uma semana e, entre as dezenas de sessões e eventos paralelos, há duas que podem chamar a atenção pelo facto de acontecerem, este ano, pela primeira vez.

A primeira é o chamado ‘IndieDate’, uma «nova experiência para quem gosta de surpresas». O objectivo da organização é juntar duas pessoas que, em teoria, tenham os mesmos gostos, opiniões sobre alguns temas e paixões cinéfilas semelhantes.

«Há soluções para todos os gostos e expectativas: do encontro romântico à amizade cinéfila, põe o teu destino nas mãos do IndieLisboa e deixa-nos realizar uma das cenas da tua história» – é este o desafio da organização.

©IndieLisboa
©IndieLisboa | Salto de Girafa (um filme de animação de Nicolas Deveaux) faz parte da programação Cinema na Piscina do IndieLisboa 2023.

Para entrar no IndieDate, é preciso comprar um bilhete especial na TicketLine, que custa 3,50 euros; depois, será enviado um e-mail com um link para responder a algumas perguntas, para que a organização fique com um perfil e expectativas das pessoas.

Depois, o “departamento de compatibilidade” do IndieLisboa vai «avaliar a afinidade entre todas as pessoas inscritas e medir sintonias para criar os melhores matches»; porém, há uma salvaguarda: «Não garantimos que o match vá exactamente ao encontro do idealizado, podendo não corresponder à expectativa escolhida no formulário» – no fundo, é o que acaba por acontecer em qualquer app de dating, como o Tinder ou o Bumble.

Contudo, o IndieDate não vai estar disponível para qualquer sessão do IndieLisboa: o bilhete serve apenas para o filme After, Anthony Lapia, dia 4 de Maio, às 21:30, na Culturgest; garantida, está ainda a entrada na festa dedicada ao filme Orlando, que acontece na discoteca Gala Cricri, a nova discoteca queer de Lisboa.

Além do IndieDate, a outra novidade são os filmes na piscina, na linha do que o Sheraton fez no Verão de 2022, por exemplo. Aqui, as sessões serão na Piscina da Penha de França, no último dia do festival (7 de Maio).

Os bilhetes para o Cinema na Piscina (para crianças e adultos) custam entre cinco e dez euros, e também podem ser comprados na TicketLine.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].