Asia Connection: o novo restaurante do Porto junta petiscos e cocktails em modo gastrobar

O Asia Connection assume-se como 'gastrobar' e tem uma carta com pratos inspirados nos clássicos desta região do mundo.

©Asia Connection
©Asia Connection

Do Vietname ao Japão, a carta do Asia Connection foca-se em momentos de partilha e nos cocktails de assinatura; há ainda uma colecção de sakes com quase trinta referências.

O número 81 da Rua da Fábrica, mesmo ao lado da zona da Galeria de Paris, é a casa de um novo restaurante asiático, no Porto. O Asia Connection assume-se como ‘gastrobar’ e tem uma carta com pratos inspirados nos clássicos desta região do mundo.

A isto junta-se uma carta com «cocktails de assinatura recordam expressões e localidades asiáticas» e uma colecção de sakes com cerca de trinta opções, além de kombuchas e chás.

Com uma «forte inclinação para proporcionar momentos de partilha» os pratos do Asia Connection dividem-se entre entradas e principais: para começar, há, por exemplo, Spring Rolls de Pato (com molho de hoisin de framboesa), Bao Mantou de Bacalhau Fresco em Tempura e Jiazo Zi de Shiitake (uns bolinhos chineses cozinhados ao vapor).

Depois, a viagem gastronómica pela Ásia continua com Carpaccio Vietnamita com Amendoim (acompanhado de molho de peixe e hóstias de camarão), Panqueca de Kimchi e Cheddar (com ovo estrelado, molhos japoneses e algas) e um tradicional Arroz Frito (envolvido em ovo, camarão, chouriço chinês e molho XO).

Para sobremesa, este gastrobar sugere Kulfi de Manga, Pistácio e Cardamomo, Mantou Frito com Gelado de Amendoim e Caramelo Satay ou um Cheesecake de Matcha e Sésamo Preto com Molho de Framboesa. O menu completo pode ser visto aqui.

Nas bebidas, como já referimos, o forte do Asia Connection são os cocktails de autor, que se inspiram em expressões asiáticas. O Sasuga vem do Japão e significa ‘como seria de esperar’; do País do Sol Nascente vem ainda o Wabi Sabi, a «filosofia japonesa milenar que defende a beleza da imperfeição», explica o restaurante.

Apesar de ser um restaurante, o Asia Connection assume-se como um gastrobar: às Sextas-Feiras e Sábados, há sessões de DJ até às 4 da manhã. Para reservas, pode usar o número 222 086 580.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].