Do Japão aos nomeados para os Óscares 2023: a Monstra deste ano vai passar mais de 400 filmes de animação

Ice Merchants é uma presença óbvia no Monstra 2023: pode ganhar dois prémios neste festival de cinema de animação.

©Sara Gunnarsdottir
©Sara Gunnarsdóttir

A Monstra 2023 homenageia o Japão e regressa ao Museu do Oriente. Nas competições do Festival de Animação de Lisboa estão ainda três nomeados para os Óscares.

O programa completo da 22.ª edição da Monstra – Festival de Animação de Lisboa foi apresentado esta semana e, entre as várias sessões que vão acontecer entre o São Jorge, a Cinemateca, El Corte Inglès e Cinema City Alvalade, vamos poder ver três filmes que estão na corrida ao Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Ice Merchants, que estreia esta semana nos cinemas e também vai estar em cartaz no Festival Play, é uma das presenças óbvias na Monstra 2023. O filme de João Gonzalez participa em duas competições: Curtas-Metragens e Prémio SPA/Vasco Granja.

Outra curta que pode ganhar o Óscar e está no programa deste ano Monstra é The Flying Sailor, da dupla canadiana Amanda Forbis e Wendy Tilby; finalmente, o terceiro filme que está na corrida para uma estatueta dourada é My Year of Dicks (Sara Gunnarsdóttir – imagem de destaque), que entra na competição Perspectivas.

Sobre a homenagem ao Japão, há vários filmes produzidos no país do Sol Nascente para ver na Monstra 2023 – com destaque para as criações do Studio Ghibli – num ano em que o festival regressa ao auditório do Museu do Oriente.

©Masaaki Yuasa
©Masaaki Yuasa | Um dos filmes japoneses que passa no Museu no Oriente é Inu-Oh.

Neste programa estão, por exemplo, «Ponyo, Porco Rosso, The Tale of the Princess Kaguya e The Red Turtle», sublinha a organização do festival. Para os fãs de anime, há sessões com Akira, Demon Slayer, Paprika e a «exibição exclusiva» de Inu-Oh, o mais recente filme de Masaaki Yuasa.

Em resumo, a Monstra 2023 conta com 423 filmes, oito deles em estreia mundial e setenta estreias nacionais. Ao cinema, juntam-se exposições e masterclasses com realizadores. Os bilhetes começam nos 35 euros (estão em early bid até 28 de Fevereiro) podem ser reservados por e-mail – todas as informações estão aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].