Alma Viva é o grande vencedor dos Prémios Sophia 2023: Lua Michel é a Melhor Actriz mais nova de sempre

O filme de Cristéle Alves de Almeida estava nomeado para treze prémios: ganhou quase metade.

©Academia Portuguesa de Cinema
©Academia Portuguesa de Cinema

O filme que a Academia Portuguesa de Cinema escolheu para representar Portugal nos Óscares 2023 foi o que ganhou mais Prémios Sophia.

Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Caracterização e Efeitos Especiais, Melhor Direcção de Fotografia, Melhor Actriz Principal e Melhor Actriz Secundária – foram estes os seis Prémios Sophia ganhos por Alma Viva.

O filme de Cristéle Alves de Almeida, que foi a escolha da Academia Portuguesa de Cinema para representar Portugal nos Óscares deste ano, conta a história de Salomé, «uma menina filha de emigrantes portugueses em França que vem todos os anos passar as férias de Verão com a sua avó, com quem tem uma forte ligação afectiva e espiritual».

Salomé é interpretada por Lua Michel, filha da realizadora, que se torna a mais nova de sempre a receber um Melhor Actriz Principal, aos dez anos. O filme tinha ainda duas nomeações na categoria de Melhor Actriz Secundária: Jacqueline Corado e Ana Padrão – o prémio foi para esta última.

Nas restantes categorias principais, destaque para o prémio de Melhor Realização atribuído a Tiago Guedes, por Restos de Vento; este filme ganhou mais dois galardões: Melhor Actor Principal (Albano Jerónimo) e Melhor Actor Secundário (Nuno Lopes).

Sem surpresas, Ice Merchants ganhou na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação; o Melhor Documentário em Longa-Metragem foi Cesária Évora (Ana Sofia Fonseca) e a melhor série portuguesa foi a produção da RTP Causa Própria.

A lista completa com os vencedores pode ser vista no site da Academia Portuguesa de Cinema.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].