Ice Merchants “limpa” a Monstra: o filme que Portugal levou aos Óscares ganhou em todas as categorias possíveis

O festival de cinema de animação de Lisboa acabou, como de resto se esperava, dominado pelo filme que Portugal levou aos Óscares 2023.

©Bruno Simão | Monstra 2023
©Bruno Simão

O filme português que esteve na corrida ao Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação foi o grande vencedor da 22.ª edição da Monstra e venceu em todas as categorias para que estava nomeado.

Prémio SPA | Vasco Granja, Prémio do Público (na Competição Portuguesa), Melhor Curta-Metragem Portuguesa, Prémio do Público e Grande Prémio Monstrinha Inatel: foi com uma mão cheia de prémios que Ice Merchants saiu da edição deste ano da Monstra.

O festival de cinema de animação de Lisboa acabou, como de resto se esperava, dominado pelo filme que Portugal levou aos Óscares 2023. Ice Merchants foi o primeiro português de sempre a chegar a cerimónia de entrega das estatuetas douradas.

Estes prémios renderam 3500 euros a João Gonzalez (na foto de destaquem, com o director artístico da Monstra, Fernando Galrito); o júri justificou a entrega do prémio principal (SPA | Vasco Granja) a Ice Merchants: «A relação muito forte entre um pai e um filho num universo frágil e perigoso, onde tudo se pode quebrar, servido por uma animação e um grafismo que nos restitui essa sensação de vertigem».

Entre restantes vencedores da Monstra 2023, estão Guerras de Unicórnios (Grande Prémio Monstra RTP2 Longas-Metragens), Apartamento de Cão (Grande Prémio Monstra RTP2 Curtas-Metragens). Na primeira Competição Perspetivas, os prémios foram para Baratas e Bizarros Peixes de Fossas Abissais.

O júri da Monstra atribuiu ainda o Prémio Carreira a Joan Gratz, Margit “Buba” Antauer, Luc Brevart e Nuno Amorim. Segundo a organização, o festival deste ano recebeu «mais de dez mil espectadores e dezanove mil crianças». Para 2024, já há datas: 7 a 17 de Março, com o país convidado a ser a Irlanda (este ano foi o Japão).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].