Pela primeira vez, há um filme nacional nomeado para um Óscar: Melhor Curta-Metragem de Animação (video)

O filme está focado nas «ligações familiares, rituais simples e rotinas diárias», estudando-os «metaforicamente como base das relações humanas a longo prazo», diz o realizador.

©João Gonzalez
©João Gonzalez

Dia 12 de Março pode ser um momento histórico para o cinema português: há um filme de animação, já com vários prémios, que pode ganhar um Óscar.

Ice Merchants, de João González (27 anos), é um dos cinco nomeados na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação. Esta é mesmo a primeira vez que um filme nacional, de qualquer género (animação, curta, longa ou documentário) chega à cerimónia dos Óscares.

O filme foi ainda o primeiro de origem portuguesa a receber uma distinção em Cannes (prémio da Semana da Crítica) e, segundo a Agência da Curta Metragem, conquistou «nove prémios em festivais qualificantes para o Óscar da Academia Americana, 45 outros prémios e menções especiais em festivais de cinema e ultrapassou as cem selecções oficiais em festivais de todo o mundo, em menos de um ano de circuito».

Em Ice Merchants (em tradução livre, ‘vendedores’ ou ‘comerciantes de gelo’), João González criou uma história de um pai e um filho que «saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite».

O filme está focado nas «ligações familiares, rituais simples e rotinas diárias», estudando-os «metaforicamente como base das relações humanas a longo prazo», diz João González. Esteticamente, Ice Merchants é o reflexo do gosto do realizador «por sombras fortes, ângulos de câmara extremos e paletas de cores limitadas».

Na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, o filme português vai ter pela frente The Boy, the Mole, the Fox and the Horse; The Flying Sailor; My Year of Dicks; e An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].