Cinema, teatro, dança, música e literatura continuam a ser as bases do Festival Mental, que acontece pela sétima vez, este ano. Inteligência artificial e demências estão entre os temas de destaque.
O Festival Mental – Cinema, Artes e Informação volta a acontecer em Maio, pela terceira vez consecutiva. Esta, que será a sétima edição, vai passar por três espaços de Lisboa – São Jorge, Espaço Atmosfera M e Ferroviário – entre 12 e 26 de Maio.
A estrutura do festival mantém-se, com o foco a estar nas sessões de cinema com filmes ligados à saúde mental e nos debates/conversas M-Talks. Este ano, a organização destaca o facto de a open call para o M-Cinema ter contado com o «maior número de submissões de sempre», desde o início do festival: 209.
Contudo, ao São Jorge vão apenas chegar dezassete filmes de «diferentes pontos do globo, de Hong Kong à Austrália, de Portugal aos Estados Unidos»; a maioria, catorze, são europeus.
Em 2023, o Festival Mental aponta a temas relacionados com a saúde digital, inteligência artificial, demências, trabalho e desporto. Do programa (que pode ser visto aqui) fazem ainda parte a performance Una (de Teresa Fabião), o espectáculo de dança Dois (do Núcleo de Dança Terapia do Hospital Psiquiátrico de Lisboa) e a peça Maré Alta (do Grupo de Teatro Terapêutico da Unidade W+ da SCML).
A fechar o Mebtal 2023, estará um momento que já se tornou habitual no programa: a conversa/concerto ao vivo My Story, My Song, no Ferroviário, em que os artistas falam sobre o seu percurso contam histórias de vida.