Cabaz IVA zero: bebidas e iogurtes vegetais entram no cabaz do Governo, depois de proposta do PAN

De fora, ficam alternativas à carne e ao peixe que também fazem parte de uma dieta vegetariana como o tofu, o tempeh e o seitan, que também têm IVA 6%.

©Kenny Eliason
©Kenny Eliason

Aos 44 produtos que vão ter IVA zero até Setembro juntam-se agora as bebidas e iogurtes de base vegetal. O leite fermentado é outra das novidades.

No dia 18 de Abril, entra em vigor o chamado ‘IVA zero’, uma iniciativa do Governo que vai retirar este imposto de um conjunto composto por 44 produtos – agora, 47.

A grande novidade são os bens alimentares considerados de necessidade básica, com taxa de IVA reduzida (que são cerca 100): «Bebidas e iogurtes de base vegetal, sem leite e lacticínios, produzidos à base de frutos secos, cereais, preparados à base de cereais, frutas, legumes ou produtos hortícolas».

Estes produtos entram na lista do Governo ‘IVA zero’ depois de uma proposta do PAN; contudo, alternativas à carne e ao peixe que também fazem parte de uma dieta vegetariana como o tofu, o tempeh e o seitan, que também têm IVA 6%, não entram no cabaz.

Houve ainda um terceiro produto que foi adicionado à lista, por iniciativa do PSD: leite fermentado.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].