Quando o ‘IVA zero’ for aplicado ao cabaz de bens essenciais, quanto vai custar uma dúzia de ovos ou um frango?

Todos estes produtos já têm o chamado 'IVA reduzido', que é de 6% - logo, a poupança não vai ser muita.

©Peter Bond
©Peter Bond

Primeiro Luis Marques Mendes e depois o Diário de Notícias: o comentador da SIC avançou com cerca de 20 produtos e o jornal fez uma lista com 46 que vão ficar sem IVA. Em concreto, qual vai ser o desconto?

A lista final deverá ser oficializada nos próximos dias e está dependente de um «acordo final» entre o Governo e os produtores. Foi esta a certeza dada ontem por Luis Marques Mendes, no seu espaço de comentário da SIC.

No cabaz de bens alimentares considerados de primeira necessidade estão vários legumes, leite meio gordo, lacticínios, pão, ovos, frutas, frango, salmão, pescada e carne de porco, segundo Marques Mendes.

Ao final da noite de ontem o Diário de Notícias completou esta lista com mais alguns produtos e chegou a um número final de 46: bacalhau, cavala, carne de vaca, óleos vegetais e margarinas foram outros dos “ingredientes” que vão estar na “receita” final do Governo para o IVA zero.

Estes produtos vão ficar sem IVA entre Abril e Outubro: a lista oficial está aqui. Mas, afinal, quanto é que vamos poder poupar na compra de uma dúzia de ovos ou de um frango?

Todos estes produtos já têm o chamado ‘IVA reduzido’, que é de 6% – logo, a poupança não vai ser muita. Como ponto de partida, usámos os preços actuais de alguns destes bens à venda nos hipermercados Continente:

Frango inteiro de 1,5 kg: de 3,74 para 3,51 euros
Doze ovos classe L: de 2,75 para 2,58 euros
Pão alentejano de 430 gr: 1,25 para 1,17 euros
Leite UHT Meio Gordo de 1 l: de 86 para 80 cêntimos
Posta de salmão fresca (uma unidade): de 4,25 para 3,99 euros
Bife de novilho (uma unidade): de 3,82 para 3,62 euros
Azeite 75 cl: de 4,09 para 3,84 euros
Tomate Redondo 1 kg: de 2,29 para 2,15 euros


Nota: Artigo actualizado às 11:44 de 28 de Março com um link para a lista oficial de produtos com 0% de IVA.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].