Frango frito com teriaky: o típico jantar de Natal japonês da KFC já pode ser pedido em Portugal (video)

O KFC trouxe já começou a vender nas suas lojas a Teriyaki Sandwich, o Teriyaki Bucket e as Teriyaki Hot Wings.

No Japão, a tradição de Natal manda que o jantar seja um balde de frango frito da KFC. Agora, a cadeia de fast-food traz esta moda para Portugal, com versões especiais.

Nem sushi, nem ramen: no País do Sol Nascente, a tradição de Natal é comer frango frito do KFC. A marca de restaurantes dos EUA fez a primeira campanha a promover os seus menus para esta época do ano em 1974.

Num artigo da CNN, publicado esta semana, ficamos a saber que o dia mais movimentado do KFC é 24 de Dezembro, com uma afluência «cinco a dez vezes superior» a qualquer outro dia do ano. Os japoneses fazem «filas à porta dos restaurantes a partir de 23 de Dezembro» para conseguir comprar baldes e caixas de frango frito para o Natal.

De acordo dados da própria cadeia de fast-food, citados pela CNN, entre 20 e 25 de Dezembro de 2018, os restaurantes KFC do Japão fizeram cerca de 63 milhões de euros, principalmente em menus de frango frito.

©DR / Instagram / KFC
©DR / Instagram / KFC | No Japão, o KFC começou a promover os menus de Natal a 9 de Dezembro.

Trio japonês de Natal chega a Portugal

Sobre o momento concreto que deu início a esta tradição japonesa de Natal, há duas teorias: a primeira conta que o gestor da primeira loja KFC do país, Takeshi Okawara, começou a promover o frango frito como sendo uma comida típica de Natal nos EUA, para aumentar as vendas; a segunda, diz que Okawara foi vestido de Pai Natal a uma festa – ao perceber que as crianças tinham ficado fãs do seu “disfarce”, viu uma oportunidade de negócio para o KFC.

A verdade é que, passados quase cinquenta anos, os japoneses continuam a encher os KFC para levar os seus baldes de frango frito para casa – e, agora, em Portugal, os restaurantes lançam versões especiais com molho teriyaki, que estão à venda no Japão.

©KFC Teriyaki Burger
©KFC | O Teriyaki Burger pode ser pedido nas versões double ou single, com preços a partir dos 6,55 euros.

Nas lojas já podem ser pedidas a Teriyaki Sandwich, as Teriyaki Hot Wings e o Teriyaki Bucket; no caso do menu infantil, é oferecido um «livro de passatempos».

Na Glovo, podem ser pedidos vários menus com estas opções; por exemplo, o Teriyaki Bucket vem com duas latas de Pepsi e dois pacotes de batatas fritas (21,45 euros). A Teriyaki Sandwich pode ser pedida em versão double com uma Pepsi e batatas, por 12,15 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].