Brunch no Porto: Lea faz um ano e estreia uma nova carta que reforça a aposta em alternativas vegetarianas

Para a sobremesa, há duas fortes novidades no Lea: Pavlova de Lemon Curd com Mascarpone e Cheesecake de Manteiga de Amendoim.

©Lea
©Lea

O restaurante criado por Catarina Ferreira Lopes em homenagem à bisavó está a comemorar o seu primeiro aniversário com o lançamento de novos pratos.

Há um ano, Catarina Ferreira abria a antiga casa da bisavó, que tinha transformado em restaurante ou, como a responsável lhe chama, a «casa de brunch mais familiar do Porto». O espaço mantém-se kids e pets friendly, com uma esplanada coberta e um jardim.

Para assinalar este primeiro ano de vida, o Lea apresentou uma nova carta, com pratos criados pelo chef Ivo Polónia. Um dos focos está no reforço da aposta em alternativas vegetarianas: «Continuam a ser uma das grandes tendências do sector da restauração para este ano, e no Lea sempre procurámos acolher todos, independentemente das suas preferências»,

O exemplo é a nova sanduíche da casa (na foto de destaque), que passa a ser a de Beringela Crocante com Veganaise de Alho, Mostarda, Cornichons e Rúcula; Ivo Polónia criou ainda uma bowl com Puré de Batata Doce com Quinoa – contudo, aqui é possível juntar atum fresco ou koftas de novilho. A alternativa vegetariana é, mais uma vez, a beringela crocante.

©Lea
©Lea | A Pavlova de Lemon Curd e Mascarpone é uma das únicas duas novidades na carta de sobremesas do Lea.

Como entradas/petiscos, o Lea tem agora Sopa de Cogumelos com Tomate Seco e Croutons; e um Tártaro de Novilho com Gema de Ovo e Telhas Fumadas. Nas sobremesas, o destaque vai para a Pavlova de Lemon Curd e Mascarpone (com pistáchios e sorvete de cereja) e para o Cheesecake de Manteiga de Amendoim (com molho de framboesa e amendoins caramelizados).

Uma das coisas que não muda, passado um ano, são os dias de abertura do Lea e o horário: o restaurante continua apenas a funcionar de Quarta a Domingo, entre as 10 e as 20. Para reservas, pode usar o 931 700 370.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].