Lea, o novo brunch do Porto inspira-se numa bisavó e tem uma mousse de chocolate FDP

©The Foodies Club
©The Foodies Club

O conceito foi criado por Catarina Ferreira Lopes e é uma homenagem à infância vivida na casa da bisavó. O Lea é o mais recente espaço de brunch do Porto.

Fica na Avenida da Boavista e assume-se com um espaço para um brunch «family e pet friendly». O Lea é uma ideia de Catarina Ferreira Lopes, que decidiu homenagear a bisavó com um conceito ligado à gastronomia.

«Esta era a casa dela e fiz questão de manter vivas várias memórias suas na decoração do espaço. Todos gostamos de retornar à casa dos avós por nos sentirmos bem acolhidos e é dessa forma que queremos dar as boas-vindas a todos aqueles que nos visitam», diz Catarina Ferreira Lopes.

O Lea têm uma esplanada interior, duas salas e um «jardim com entretenimento para as crianças»; o espaço tem capacidade para cerca de quarenta pessoas. O forte é o brunch de fim-de-semana, como acontece sempre neste tipo de cafés

©The Foodies Club
©The Foodies Club | O Lea fica na antiga casa da bisavó de Catarina Ferreira Lopes.

Entre os destaques da carta estão o Ceviche de Atum com Leite de Côco, os Nacos de Mandioca e Batata Doce Fritas com Maionese de Paprika Fumado e os Ovos Rotos de Batata Doce, Cogumelos e Maionese de Alho Negro.

A Salada Caesar on Steroids com Frango Crocante, Queijo de Cabra ou Salmão Fumado, o Hambúrguer OMG com dip de Cheddar e as panquecas de Chocolate e Frutos Vermelhos com Gelado de Queijo Creme ou Banana e Caramelo Salgado com Gelado de Manteiga de Amendoim, são outras das opções.

©The Foodies Club
©The Foodies Club | Salada Caesar on Steroids pode ser pedida em três versões – custa entre 8,5 e 10 euros.

Nas sobremesas, o Lea surpreende com uma Mousse de Chocolate FDP com Caramelo Salgado, Crocantes e Gelado de Queijo Creme, em que ‘FDP’ é isso mesmo em que estamos a pensar, ou seja… ‘muito boa’ – segundo o restaurante, claro. A carta completa pode ser vista aqui.

O Lea está apenas aberto entre Quarta e Domingo, das 10 às 20 horas; as reservas podem ser feitas pelo 931 700 370.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].