A nova vida de PZ: depois do Festival da Canção em 2022, está aí o primeiro álbum do Vampiro Submarino

O nome deste novo projecto de Paulo Zé Pimenta vem de uma frase que o seu pai usava para assustar as crianças antes de saltarem para a piscina: «Tenham cuidado com o Vampiro Submarino!».

Depois de uma estreia com um mau resultado no Festival da Canção 2022, PZ está de volta com o seu novo projecto. O Vampiro Submarino regressa à tona com um disco.

Em 2022, PZ subiu ao palco do Festival da Canção vestido com um fato que tinha um padrão de céu azul com nuvens. Era a estreia de O Vampiro Submarino, o novo alter-ego de Paulo Zé Pimenta, com o tema Ao Lado de Mim.

A voz que já nos tinha dado ‘Neura‘ ou a música viral ‘Cara de Chewbacca‘ (video em baixo) acabou por ser eliminada durante a segunda semi-final e o “submarino” acabou por andar uns tempos debaixo de água – até agora.

A nova vida de PZ (re)começa com o álbum Tempo Para Nada, em que o músico recupera a imagem que tinha levado ao Festival da Canção: o mesmo fato com céu azul e nuvens brancas. O Vampiro Submarino voltou à tona.

«O nome do projecto vem de uma frase que o meu pai usava para assustar as crianças antes de elas saltarem para a piscina: Tenham cuidado com o Vampiro Submarino!», conta Paulo Zé Pimenta.

Uma vez que o pai de Paulo Zé Pimenta é uma das suas «maiores influências musicais como entusiasta que era de todo o tipo de música», o músico achou «pertinente usar este monstro sub-aquático para simbolizar este projecto».

Em Tempo Para Nada, juntam-se ao vocalista Carl Minneman (contrabaixo), Leandro Leonet (bateria), João Salcedo (piano), João Sêco (trombone), Nena Barbosa e Daniela Maia (vozes): «Foi a colaboração ideal para dar um estilo vintage, corridinho, e “portuguesinho” aos temas do nosso dia-a-dia de um modo descomplexado e divertido com espaço de manobra para os instrumentos respirarem», explica Paulo Zé Pimenta.

©Meiofumado
©Meiofumado | Tempo para nada pode ser ouvido nas plataformas de streaming ou até mesmo comprado em vinil.

O primeiro single de Tempo Para Nada (que conta com doze temas, incluindo Ao Lado de Mim, a música que Paulo Zé Pimenta levou ao festival da Canção) é ‘A Séri U’, que já tem videoclip.

Este que é o álbum de estreia de O Vampiro Submarino está disponível em vinil (20 euros) e MP3 (8,50 euros, mas com cada música a custar 90 cêntimos) na loja online Meifushop e nas várias plataformas de streaming, como o Spotify e a Apple Music.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].