Minipreço cria chef virtual no WhatsApp que usa o ChatGPT para dar receitas e responder a dúvidas gastronómicas

Este chef precisa de voltar para a escola e aprender a receita de petit gateau de chocolate - mas pode ajudar a escolher um prato par acompanhar um tinto do Alentejo.

©Minipreço / Open.ai / DR.
©Minipreço / Open.ai / DR.

Ainda precisa de algumas afinações, mas o ChefGPT do Minipreço, disponível no WhatsApp sabe mesmo dar receitas e esclarecer os utilizadores sobre questões ligadas a gastronomia.

O Minipreço criou um chef virtual com que podemos interagir no WhatsApp, através de mensagens. A novidade dos supermercados tem como base o sistema de inteligência artificial ChatGPT, que tem estado na agenda mediática por conseguir responder de forma relativamente precisa a várias perguntas, gerar textos complexos sobre vários temas.

Pelo WhatsApp do Minipreço, que já existia, é, assim, possível pedir ao ChefGPT (é como se chama esta nova funcionalidade da empresa) uma receita, ou tirar dúvidas sobre gastronomia (por exemplo, o que acompanha bem um vinho do Alentejo).

Depois de adicionarmos o número 969 884 599 à nossa lista de contactos do WhatsApp, basta usar a hashtag #chef na mensagem com a nossa pergunta ou pedido de algo relacionado com gastronomia.

©TRENDY Report / DR.
©TRENDY Report / DR.

Contudo, as respostas não são tão imediatas como no site oficial do ChatGPT – a cada mensagem que enviamos com #chef, recebemos sempre um aviso de que a resposta vai ser dada pelo «sistema de IA do ChatGPT», com um link para os Termos de Utilização desta plataforma. O Minipreço envia ainda outra mensagem com o seu cartão de contacto, com links para enviar uma ‘Mensagem’ ou ‘Guardar’ estes dados na nossa lista de contactos, o que não faz muito sentido.

Quando ao desempenho deste chef virtual, as nossas conclusões são “agridoces”: começámos por perguntar que prato acompanhava bem um vinho tinto do Alentejo; a resposta foi curta, mas eficaz: «Servir pratos com carne de porco, como o ensopado de porco, ou pratos com carne de caça, como o coelho à caçador», além de uma alternativa e entradas.

©TRENDY Report / DR.
©TRENDY Report / DR.

Contudo, quando lhe pedimos uma receita de petit gateau, o pequeno bolo francês com chocolate derretido no meio, o ChefGPT mostrou-nos o de um bolo de baunilha, manteiga e farinha de trigo. Depois, quando lhe chamámos a atenção para o facto de, obviamente, o petit gateau ser um bolo de chocolate, recebemos apenas uma mensagem automática do Minipreço a dizer que tínhamos sido adicionados à lista de utilizadores do WhatsApp do supermercado e mais uma com o cartão de contacto.

Quanto ao ChefGPT, pode ter amuado e não nos voltou a responder com a receita certa para o petit gateau de chocolate.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].