Blasted: os «contornos perversos das relações humanas» entram em cena num quarto de hotel, com a guerra em pano de fundo

Esta peça de teatro conta a história de três personagens que se relacionam de forma «volátil e descartável»: um jornalista, uma burguesa e um soldado.

©Teatro da Trindade

Blasted é próxima peça de teatro a estrear no Teatro da Trindade. Escrita pela britânica Sarah Kane, junta um jornalista, uma burguesa e um soldado num quarto de hotel.

Foi escrita há quase trinta anos, mas «não deixa de ser uma radiografia, assustadoramente, nítida e surpreendente dos paradigmas sociais que enfrentamos nos dias de hoje», diz João Telmo, que encena esta peça.

Blasted tem autoria da dramaturga inglesa Sarah Kane e conta a história de três personagens que se relacionam de forma «volátil e descartável» num quarto de hotel, enquanto decorre uma guerra no exterior: Ian, um jornalista alcoólico, enfermo, racista, misógino e homofóbico; Cate, uma rapariga burguesa e inocente; e um soldado, que se intromete entre os dois.

Para João Telmo, Sarah Kane tem a «mestria e o virtuosismo de apresentar, sem qualquer pudor, os contornos desregrados e perversos das relações humanas». A peça tem um argumento que se baseia num «discurso poluído, insolente e pornográfico» e a história acaba por ser um reflexo das «circunstâncias transitórias e inconsistentes da existência do indivíduo nas sociedades ocidentais pós-modernas».

©Filipe Ferreira
©Filipe Ferreira | Bernardo Lobo Faria, Graciano Dias e Margarida Bakker são os protagonistas desta adaptação de Blasted.

Blasted chega a Lisboa depois de ter tido duas apresentações no Teatro Municipal do Porto, no âmbito do FITEI 2022. A peça sobe ao palco na Sala Estúdio do Teatro da Trindade entre 9 de Março e 23 de Abril, de Quarta-Feira a Domingo, sempre às 19 horas. Os bilhetes custam entre 9 e 12 euros.

O elenco conta com Bernardo Lobo Faria (soldado), Graciano Dias (Ian) e Margarida Bakker (Cate) – a actriz pode ser vista actualmente na série Praxx (como Xana), disponível na Opto (SIC) e Prime Video.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].