Este novo restaurante dos Açores (São Miguel) junta dois chefs portugueses com Estrelas Michelin

A equipa de chefs do Mercado da Vila tem ainda Donária Pacheco (também conhecida por Chef Dodó, do Botequim Açoriano) e Roberto Mezzapelle (o pizzaiolo que abriu o L’Origine, com Chakall).

©Mercado da Vila
©Mercado da Vila

Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, é a casa do novo restaurante Mercado da Vila, cujo conceito é ter um menu que reflecte a visão de quatro chefs – dois deles, têm estrelas Michelin.

Paulo Morais (Kanazawa) e Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova) são os dois chefs portugueses “estrelados” que passam a colaborar com um novo restaurante dos Açores, o Mercado da Vila. A estes, juntam-se Donária Pacheco (também conhecida por Chef Dodó, do Botequim Açoriano) e Roberto Mezzapelle (o pizzaiolo que abriu o L’Origine, com Chakall).

«Este é um espaço que senta o mundo à mesa. Um lugar onde a viagem gastronómica começa em Vila Franca do Campo, mas que visita mais do que um continente. Desafiamos quem nos visita a desfrutar das quatro experiências que proporcionamos, experimentando entradas, pratos e sobremesas de cozinhas distintas», explica Rúben Pacheco Correia, o promotor deste projecto.

©Mercado da Vila
©Mercado da Vila |. A equipa de chefs com Rúben Pacheco Correia, o segundo a contar da esquerda – Paulo Morais, Rui Paula, Donária Pacheco e Roberto Mezzapelle.

No menu, estão reflectidas as quatro cozinhas destes chefs: a italiana, de Roberto Mezzapelle; a de autor, de Rui Paula; a de sushi e oriental, de Paulo Morais; e, finalmente, a regional açoriana, de Donária Pacheco.

Por exemplo, Roberto Mezzapelle tem pizzas e bruschettas, como a Queijo da Ilha, Diavola; Italia e All’Aglio. Rui Paula sugere Bife Tártaro, Milhos com Polvo e Creme Bruleé de Chocolate Branco e Maracujá, entre nove pratos. O menu de Paulo Morais tem, como seria de esperar, um grande foco no sushi, com gunkans, nigiris, uramakis e sashimi. Finalmente, Donária Pacheco criou Bombons de Morcela com Chutney de Ananás e Mel, Alcatra à Moda da Terceira ou Favas com Linguiça do Pico.

A promessa passa ainda pela «grande aposta nos produtos locais» do arquipélago. Para o Fim de Ano, está já prometida uma ementa especial, criada pelos quatro chefs – as reservas podem ser feitas pelo 910 928 595 ou via e-mail: [email protected].

©Mercado da Vila
©Mercado da Vila | O restaurante fica na marginal de Vila Franca do Campo, Rua Vasco Silveira – era a antiga lota da região.

Esta divisão em quatro também se vê no espaço do Mercado da Vila (ao todo, cem lugares), com diferentes decorações que acabam por identificar cada uma das influências dos chefs. O restaurante tem ainda um bar com nove metros onde é possível fazer refeições, ao balcão.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].