Futebol e festivais de música são os espectáculos com maior reputação em Portugal

No desporto houve um grande trambolhão: o líder em 2021, a Volta a Portugal em Bicicleta, caiu para quarto lugar (70,5 para 66 pontos).

©real_ jansen

A consultora OnStrategy, que já tinha publicado o ranking das marcas de luxo mais reconhecidas, em Portugal, revela agora quais são os eventos com maior reputação.

O primeiro estudo de «percepção associada à reputação das marcas de luxo em Portugal», feito pela OnStrategy, colocou uma empresa de tecnologia no primeiro lugar: a Bang & Olufsen.

Esta marca dinamarquesa, especializada em equipamentos de áudio, reuniu a melhor pontuação global (78,3), uma média dos valores das categorias de reputação emocional e racional: 78,7 e 77,9, respectivamente.

Depois deste estudo, a OnStrategy mostra agora quais foram, em 2022, os eventos com melhor reputação emocional no País, em que se destacam os festivais de música e o desporto: o NOS Alive e a Taça de Portugal são os “campeões” nas respectivas categorias.

Na música, o NOS Alive ultrapassou o Rock in Rio, que era o evento com melhor reputação em 2021, com 74,1 pontos; em 2022, o festival que acontece no Passeio Marítimo de Algés sobe ao primeiro lugar com 76,4 pontos, deixando o RiR em segundo, com 73,6 (numa escala até cem pontos).

©OnStrategy
©OnStrategy

No desporto, o primeiro lugar vai para a Taça de Portugal, conhecida como a ‘competição rainha do futebol português’, cujo vencedor em 2022 foi o FC Porto. Esta prova, que já tinha sido a segunda melhor em 2021, com 69,3 pontos, reforça a posição este ano e chega aos 70,1 pontos.

Aqui, há um grande trambolhão: o líder em 2021, a Volta a Portugal em Bicicleta, cai para quarto lugar (70,5 para 66 pontos) e é ultrapassada pelo Rally de Portugal e pela Meia-Mini Maratona de Lisboa. A Liga Meo Surf fecha o top 5 dos eventos desportivos com maior reputação nacional, com 64,9 pontos.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].