Lisboa volta a ser temperada com SAL: este festival de surf está de volta ao São Jorge, em Novembro

Um dos destaques deste ano é o documentário Sagres, sobre a bodyboarder portuguesa Joana Schenker.

©Ryan Loughlin
©Ryan Loughlin

Já há datas marcadas para o Surf at Lisbon Film Fest (SAL). A décima primeira edição leva ao São Jorge quatro dias de filmes, curtas e documentários sobre este desporto e modo de vida.

Entre 10 e 13 de Novembro, o SAL volta a tomar conta do cinema São Jorge. O Surf at Lisbon Film Fest regressa com a missão de «transportar o público, ainda que momentaneamente, para um mundo onde o prazer de estar no mar, de estar literalmente imerso num ambiente estranho se torna subitamente confortável».

A organização assinala ainda o facto de esta ser a primeira edição do pós-pandemia: «Após quase dois anos em que uma opressiva realidade paralela tomou conta do mundo, começa agora a vislumbrar-se alguma esperança em tempos mais luminosos, tempos em que uma simples ida ao cinema deixe de ter toda a carga negativa que a era COVID trouxe».

©Joana Schenker
©Joana Schenker | O documentário Sagres, com a campeã nacional de bodyboard Joana Schenker, é um dos destaques da programação do SAL 2022.

Este ano, estão confirmados «cerca de trinta filmes» de todo o mundo, divididos por «doze sessões». O SAL promete ainda ter algumas produções nacionais que vão deixar os fãs de surf e cinema «bem impressionados».

Uma delas poderá ser o documentário com a bodyboarder Joana Schenker – Sagres: Uma História no Fim do Mundo – realizado por José Eduardo Zuzarte, que já estreou este mês numa sessão especial em Vila do Bispo.

Como é habitual, o Surf at Lisbon Film Fest vai entregar prémios aos melhores filmes, nas categorias de Curta-Metragem, Banda Sonora, Fotografia e Edição, entre outras. Os bilhetes, a partir de 3,50 euros, ficam disponíveis «em breve» no São Jorge.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].