Swell de cinema chega esta semana ao São Jorge: está aí o Surf at Lisbon Film Fest

©Lisha Riabinina
©Lisha Riabinina

A décima edição do SAL – Surf at Lisbon Film Fest começa hoje no cinema São Jorge e vai ter cerca de trinta filmes para ver, entre curtas e longas-metragens.

O festival de cinema de surf que já se tornou um clássico do São Jorge no Outono acontece, este ano, entre 4 e 7 de Novembro. Ao longo de quatro dias, estão programadas catorze sessões, a maioria sempre com curtas antes do filme principal.

As excepções são uma sessão com duas curtas de 22 e 28 minutos na Sexta-Feira; e as já habituais de abertura (hoje, às 21:30) e de encerramento (também às 21:30, mas de Domingo), com os filmes Temporal Collections e Morning of the Earth – 50th Year Anniversary Remastered, respectivamente.

Hoje, além da sessão de abertura, a primeira “onda” de cinema do SAL – Surf at Lisbon Film Fest chega às 19 horas, na Sala Manoel de Oliveira, com Drop Into the Future (Joel Reis) e Nas Ondas dos Lençóis (Luciano Burin).

Enfer et Paradis volta ao São Jorge

Este ano, o SAL vai mostrar filmes de doze países, entre os quais EUA, Austrália, Itália, França, Espanha e Namíbia, além de Portugal (oito participações). Entre os destaques da programação está Enfer et Paradis, o documentário da surfista Justine Dupont (trailer em cima), que este ano já passou pelo São Jorge em estreia nacional.

Surf Próprio (João de Sousa), Ground Swell (Paul Taublieb), the Curious Tales of Italo Ferreira (Luiza de Moraes) e A Winter’s Tale (Phil Sheppard, Russel Sheppard e Bruce Usher); e as curtas Mirage, A Menina da Pipa, Just Go Fucking Surfing e um Pintxo Debaixo d’Água são outros dos filmes em destaque.

Os bilhetes para cada sessão custam quatro euros (podems er comprados no São Jorge ou na TickteLine, para a Sala Manoel de Oliveira e Sala 3) e há ainda um pack que dá acesso a cinco sessões diferentes, por dezoito euros. A programação completa pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].