Ainda não foi desta: Portugal falha a terceira Estrela Michelin (mas, pela primeira vez, há um vegetariano na lista)

Este ano, há cinco novas Estrelas em Portugal: duas foram para restaurantes japoneses.

@Grupo José Avillez
@Grupo José Avillez

Apesar de vários rumores que davam conta de que este poderia ser o ano em que um restaurante português ganharia a terceira Estrela Michelin, as previsões falharam.

Portugal continua a não ter qualquer restaurante com o galardão máximo do Guia Michelin. Contudo, da gala deste ano, que aconteceu ontem, saíram mais cinco Estrelas para restaurantes nacionais – o grande destaque vai para o Encanto. O novo restaurante de José Avillez torna-se o primeiro vegetariano nacional e ibérico a ganhar esta distinção.

Na lista das estreias entram ainda mais quatro restaurantes, dois deles japoneses: Kanazawa e Kabuki; Le Monument e Euskalduna Studio completam a lista dos novos restaurantes nacionais com Estrelas Michelin – no total, são 31.

©Kabuki
©Kabuki | O Kabuki, o restaurante de luxo do hotel Ritz, em Lisboa, é um dos novos galardoados com uma Estrela Michelin – o chef é Andrés Pereda.

O Mesa de Lemos, que está no Guia Michelin desde 2019, ganha este ano a Estrela Verde, que reconhece restaurantes que tenham uma abordagem gastronómica com foco na sustentabilidade. A cozinha do chef Diogo Rocha junta-se, assim, à do Esporão e à do Il Galllo d’Oro, que ganharam este prémio em 2021.

Estrelas à parte, foram ainda entregues sete Bib Gourmand a restaurantes portugueses, uma distinção que reconhece os melhores menus por menos de 35 euros: Carnal, Zunzum Gastrobar, À Mesa, Semea by Euskalduna, Rio by Paulo André, Gruta e Ofício.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].