Ruy de Carvalho sobe ao palco do D. Maria II para comemorar oitenta anos de carreira

Ruy de Carvalho estreou-se no teatro com a peça Jogo Para o Natal de Cristo, em 1942.

Este fim-de-semana, o Teatro Nacional D. Maria II assinala as oito décadas de carreira de Ruy de Carvalho com uma exposição e a peça de teatro A Ratoeira, onde contracena com o neto.

No Sábado, 26 de Novembro, a noite de teatro do D. Maria II vai ter um momento especial. Ruy de Carvalho será homenageado em palco pelos seus oitenta anos de carreira: a estreia foi com a peça Jogo Para o Natal de Cristo, em 1942.

O actor, de 95 anos, tem mais de 180 apari̵̤es em televiṣo (s̩ries, novelas) e cinema; no teatro, participou em dezenas de pe̤as РRuy de Carvalho tem mesmo uma das carreiras mais longas nas artes, em Portugal, apenas equiparado a Eunice Mun̵z, que faleceu este ano.

©José Correia | A Ratoeira
©José Correia | A Ratoeira junta Ruy de Carvalho ao Neto Henrique de Carvalho (em segundo plano).

A homenagem do D. Maria II inclui a exposição Retratos Contados de Ruy de Carvalho (até 30 de Novembro), que reúne fotografias de arquivo do teatro e mostra «alguns dos momentos mais emblemáticos da carreira».

Contudo, o momento alto das comemorações será mesmo a sessão única da peça A Ratoeira (de Agatha Christie, que Ruy de Carvalho já levou a palco em 2021 e onde também participa o neto, Henrique de Carvalho), seguida de uma homenagem. Os bilhetes podem ser comprados aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].