A edição de 2022 dos World Luxury Restaurant Awards distinguiram quatro restaurantes portugueses nas categorias de Nightclub, Portuguese Cuisine, Eco/Green e Artisanal & Organic.
Os restaurantes Erva, Matiz Lisboa, Ocean e Razão foram os vencedores nacionais de quatro prémios nos World Luxury Restaurant Awards 2022. Esta iniciativa coloca a votação, todos os anos, centenas de restaurantes, com o público a escolher os melhores em várias categorias.
Este ano, o Erva (onde já jantámos) foi confirmado como o restaurante português que mais “Óscares” dos restaurantes de luxo ganhou: quatro. Em 2022, foi considerado o melhor ‘Luxury Nightclub Restaurtant’, uma distinção que junta às de ‘Artisanal & Organic Cuisine’, ‘Best Food Styling/Presentation’ e ‘Portuguese Cuisine’, todos ganhos em 2020.
O Matiz Lisboa (do hotel Sofitel, na Avenida da Liberdade) ganhou o seu segundo prémio nesta competição, em anos seguidos: em 2021 tinha sido vencedor na categoria ‘Contemporary Cuisine’ e, este ano, foi o melhor restaurante de ‘Portuguese Cuisine’. O mesmo acontece com o Ocean (Porches, Algarve), que junta o prémio ‘Luxury Eco/Green Restaurant’ ao de ‘Best Locally Sourced Produce Menu’ (2021).
Finalmente, os World Luxury Restaurant Awards 2022 atribuiram o galardão ‘Artisanal & Organic Cuisine’ ao Razão, um restaurante madeirense.
Hotéis e spas portugueses também ganham “óscares” do luxo
Os mesmos organizadores dos World Luxury Restaurant Awards também têm uma versão para hotéis e spas, os World Luxury Hotel Awards e World Luxury Spa Awards.
Este ano, houve dezassete hotéis e sete spas premiados em Portugal. Entre os vencedores estão nomes como o Pine Cliffs, Sheraton Cascais, Sofitel Lisbon Liberdade, Bussaco Palace Hotel, Conrad Spa Algarve, Magic Spa Pestana Palácio do Freixo