O projecto de um filme que dê continuidade a Rise of Skywalker começou a ser delineado em Maio e já estará numa fase avançada. Os guionistas são Damon Lindelof e o novato Justin Britt-Gibson.
Ainda é muito cedo para começar a avançar com teorias sobre a história de um próximo filme Star Wars, mas a verdade é que o guião já estará a ganhar forma – as ideias começaram a passar para o papel logo a seguir à comemoração do May the 4.
Contudo, e segundo o The Hollywood Reporter, este filme não será uma sequela directa de Rise of Skywalker, mas vai focar-se em eventos que tiveram lugar após a conclusão da terceira trilogia Star Wars. É também provável que regressem algumas das principais personagens desta nova “era”, como Rey ou Ben Solo.
Outro dado apurado pelo site tem precisamente a ver com o modelo de lançamento: não deverá ser o início de mais um conjunto de três filmes, mas sim uma história autónoma. A estreia é outra informação avançada pelo THR: Dezembro de 2025.
Na equipa responsável pelo guião aparecem os nomes de Damon Lindelof e Justin Britt-Gibson. O primeiro foi produtor/guonista das série Lost, Watchmen (HBO) e The Leftovers; Lindelof assumiu ainda o mesmo cargo em filmes como Cowboys & Aliens, Star Trek: Into Darkness, Prometheus e Tomorrowland. Ao currículo “espacial” de Damon Lindelof junta-se agora Star Wars.
Já Justin Britt-Gibson é considerado um dos novos talentos de Hollywood, mas só tem créditos na escrita para séries e apenas em episódios pontuais: são disso exemplos The Strain, Counterpart, Into the Badlands e Banshee.
Entre os outros nomes associados ao próximo filme Star Wars estão o realizador Sharmeen Obaid-Chinoy (Ms. Marvel), a produtora Rayna McClendon (Obi-Wan Kenobi e Willow), o produtor Dave Filoni (Mandalorian) o argumentista Andy Greenwald (Briarpatch).