Wallapop: há uma nova plataforma para venda de artigos em segunda mão em Portugal para concorrer com o OLX

Um dos argumentos da Wallapop é a segurança dos envios, transacções e pagamentos.

©KOBU Agency / DR.
©KOBU Agency / DR.

A espanhola Wallapop, uma plataforma espanhola de vendas de artigos em segunda-mão criada em 2013, entrou em Portugal. O site tem a ambição de criar um «ecossistema de inventário único de produtos reutilizados que facilite um modelo de consumo mais humano e sustentável».

No fundo, a Wallapop é um concorrente do OLX, tal como a Vinted, que se estreou em Portugal na Primavera de 2021. O site baseia-se em publicações de vendas de artigos usados, divididas por categorias: ‘Casa e Jardim’, ‘Filmes, Livros e Música’, ‘Informática e electrónicos’, ‘Colecionismo’, ‘Carros’ e ‘Imóveis’ são algumas das vinte disponíveis.

Cada anúncio de um artigo (cuja publicação é sempre grátis) tem associado um botão ‘Comprar’, que dá logo acesso ao método de envio por parte do vendedor – em Portugal, os parceiros são os CTT e a DPD, esta última para compras feitas no estrangeiro.

Os valores variam, se quisermos recolher a encomenda num ponto CTT ou em casa – o preço final do artigo irá reflectir, depois, a nossa escolha. Aqui, junta-se ainda uma parcela relativa ao seguro de envio. Na simulação que fizemos da compra de um iPhone 11 Pro Max, este valor foi de vinte euros (imagem em baixo).

©Wallapop / DR.
©Wallapop / DR.

A alternativa ao envio pelo correio é o encontro com o vendedor, que pode ser combinado pelo chat incluído na Wallapop, à semelhança do que acontece com o OLX. Também aqui surge um aviso para não partilharmos dados pessoais, principalmente o número de telefone.

Na Wallapop é ainda possível marcar anúncios como favoritos (basta carregar no ícone do coração), ver as estatísticas de desempenho dos nossos anúncios e a adicionar um cartão bancário para fazer pagamentos e receber dinheiro.

Um dos argumentos da Wallapop é, precisamente, a segurança dos envios, transacções e pagamentos: «Os utilizadores têm medidas de segurança específicas, incluindo métodos de pagamento seguros e cobertura através do centro de litígios da marca. Neste campo, a segurança é um ponto fundamental. A Wallapop possui uma equipa de Trust & Safety que monitoriza constantemente a plataforma para parar potenciais ações fraudulentas, o mais rapidamente possível», garante a empresa.

A Wallapop tem uma versão Web, mas também pode ser usada sob forma de app para iOS e Android.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].