Em Setembro, o Porto recebe duas festas da cerveja: o Oktoberfest na Nortada e o Craft no WOW

Os dois eventos vão ter mais de cem cervejas artesanais para provar em trinta dias.

©Nortada
©Nortada

Dois dos principais festivais de cerveja do Porto regressam já em Setembro. Um deles começa já esta semana e fica quase um mês na Invicta.

A fábrica Nortada e o WOW anunciaram, quase em simultâneo, dois eventos dedicados a cerveja: Oktoberfest e Craft, respectivamente. O primeiro começa já esta semana, dia 16 de Setembro, e só acaba a 8 de Outubro.

Na Nortada, a festa acontece nos mesmos moldes das cinco edições anteriores: há decoração inspirada na festa alemã da cerveja, um menu especial (pretzel, Weisswurst, Schnitzel e Appfelstrudel) e jogos tradicionais.

Este ano, a cerveja criada para o Oktoberfest da Nortada é a Munich Hells, mas também vai haver uma re-edição da Märzen, que foi o destaque da edição de 2021 desta festa.

©WOW
©WOW | A edição de 2022 do Craft vai ter mais quatro dias que a do ano passado.

Do outro lado do Douro, em Gaia, o WOW recebe a terceira edição do Craft, um festival dedicado à cerveja artesanal, que este ano dura oito dias (em 2021 tinham sido apenas quatro): entre 29 de Setembro e 2 de Outubro e de 6 a 9 de Outubro.

No Craft 2022 será possível provar «mais de cem cervejas artesanais» de 23 produtores, num espaço que vai contar ainda com DJ sets e «petiscos tradicionais», como francesinhas e pizzas.

A entrada no festival é gratuita, mas quem quiser beber cerveja vai ter de comprar um copo (dois euros) e uma pulseira (mais dois euros) que serve para carregar com dinheiro e fazer os pagamentos. Entre as marcas de cerveja artesanal que marcam presença no Craft estão a Barona, a Lupum, a Nortada, a Vadia, a Praxis, a Oitava Colina e a Sovina.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].