O mais recente restaurante de Olivier abriu no final de 2021 e recebe agora as primeiras novidades, que se juntam a clássicos como o Bitoque de Lagosta.
O XXL, o restaurante que Olivier comprou e remodelou durante a pandemia, abriu em Novembro. O conceito segue um dos pontos de honra do chef – «Na minha mesa, não há pobreza» – e a carta é descrita pelo mesmo como um «abraço de mãe», com vários pratos inspirados na sua infância e receitas de família.
Agora, quase oito meses depois, o XXL recebe as primeiras novidades, sob forma de pratos de Verão, com foco nas Entradas, onde estão quatro das novidades – um dos destaques é o Gaspacho, a clássica sopa fria alentejana de tomate, aqui com croûtons, ovo ralado e legumes.
O Croquete de Espinafres (com molho parmesão e manjericão), o Vitello Tonnato (rosbife com alcaparras e rúcula, acompanhado com o molho que lhe dá nome) e o Pica-Pau de Lombo são as outras opções.
Nos pratos principais, apenas muda um acompanhamento: os Filetes de Peixe-Galo passam a ser servidos com a Salada Olivier, uma recriação da salada russa. De resto, mantêm-se a Picanha de Tamboril, o Soufflé de Queijo e Espinafres ou o Bitoque de Lagosta. Finalmente, nas sobremesas, Olivier “inventou” um Soufflé: Doce de Leite