O Fogo entra no Outono com um novo menu de degustação com seis momentos: quatro snacks, serviço de pão, dois pratos principais, sobremesa e café. As bebidas ficam de fora.
Alexandre Silva criou um novo menu de degustação para o seu restaurante Fogo, pensado para «elevar ainda mais o distinto sabor oferecido pela tradicional confecção no fogo».
O chef, que tem uma estrela Michelin pelo Loco (e que assinou recentemente a carta da renovada cervejaria Trindade), lembra que este estilo de cozinha «faz sobressair as nuances gastronómicas, ao mesmo tempo que nos remete para a tradição e a própria história da Humanidade».
Este novo menu tem seis momentos: quatro snacks, serviço de pão, dois pratos principais, sobremesa e café. Para começar, é servida uma ostra na brasa que, segundo o chef, pode ser acompanhada por um «tártaro de vaca ou uma barriga de atum», por exemplo. No pão, feito com massa-mãe, também há escolhas para fazer o dip: azeite alentejano, um molho de bitoque ou uma «bebida fermentada», feita com «desperdícios de pão da semana anterior».
Nos pratos principais, há peixe do dia com legumes (pode vir de Peniche ou ser atum dos Açores) e carne com arroz de forno: vaca minhota ou porco alentejano» estão entre as possibilidades.
Para terminar, a sobremesa, que também é feita sob brasas: morango grelhado com fava tonka e trigo sarraceno; o café, que é «feito ao lume» vem com um petit four de trufa de alfarroba.
O preço do novo menu de degustação do Fogo custa 80 euros, sem pairing; se escolhermos a harmonização com vinhos ou cocktails sem álcool, o preço sobre para os 120 euros. As reservas são feitas pelo 217 970 052.