Carta de Verão do Honest Greens tem um arroz de côco proibido e um ceviche plant-based, sem peixe

O Forbidden Coconut Rice é feito com grãos «ancestrais» de arroz negro; já o Plant-Based Ceviche tem algas, uvas e pêssego.

©Honest Greens
©Honest Greens

A cadeia de restaurantes vegetarianos que abriu recentemente no Porto anuncia agora uma carta de Verão com novas bowls e alguns acompanhamentos curiosos.

Tentar adaptar pratos convencionais à dieta vegetariana tem sido uma tendência de alguns restaurantes: foi o que aconteceu, por exemplo com o Bife de Aipo do Espécie ou as Costeletas de Beringela do LSD, ambos no Porto; ou o Chicken not Chicken da Poke House.

Agora, o Honest Greens (que recentemente abriu um restaurante na Invicta), também tem, pelo menos, um novo prato que segue esta linha de adaptação: o Plant-Based Ceviche. Aqui, o peixe fica de fora e é substituído por vários vegetais e fruta – parece mais uma salada com leche de tigre, aqui feito com côco.

Os restantes ingredientes são todos “verdes”: «Coentros, milho, pimentos, tomate cherry, uva preta, pêssego, algas tricolor, coração de palmito, abacate, batata-doce, jalapeños e pickles de cebola roxa caseiros».

©Honest Greens | Vitela com Plant-Based Ceviche
©Honest Greens | O Plant-Based Ceviche é um dos novos acompanhamentos: aqui, junta-se à vitela.

Na nova carta de Verão aparece ainda outro prato com um novo curioso: o Forbidden Coconut Rice (literalmente, arroz de côco proibido). Este acompanhamento tem «grãos ancestrais de arroz negro, orgânico e integral», a que se junta «quinoa tricolor, passas, amêndoas laminadas, salsa, coentros, couve roxa, molho de coco e gengibre, maçã e pistachios.

Depois, temos ainda uma Greek Summer Salad (salada grega de Verão) com melancia, melão, pétalas de cebola e feta. A nova bowl Summer Burrata, além do queijo com o mesmo nome, traz gaspacho de cereja, melancia, nozes caramelizadas e pesto, entre outros ingredientes.

©Honest Greens | Falafel com Forbidden Coconut Rice
©Honest Greens | O restaurante sugere acompanhar o Falafel com o Forbidden Coconut Rice.

A taça Avocado Supergreen surge com uma receita actualizada de Verão com beterraba, sementes de papoila, pêssego e pepino, por exemplo. Para partilhar, a novidade é a Beringela com Hummus, uma «combinação de beringela assada em carvão vegetal no forno Josper, doce de framboesa com vinagre balsâmico, pistachios, endro e sumak».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].