O jazz está de volta aos jardins do Goethe-Institut com cinco dias de concertos ao fim da tarde

Depois de dois anos em que o jazz ficou fora da programação do Goethe-Institut, devido à pandemia, o JiGG regressa este Verão.

De 6 a 15 de Julho, os jardins do Goethe-Institut (Campo dos Mártires da Pátria, Lisboa) voltam a receber o JiGG (Jazz im Goethe-Garten), o festival de música que chega agora à sua 16.ª edição.

O primeiro concerto é com os portugueses Garuda Trio, com Hugo Costa. (saxofone), Hernâni Faustino (contra-baixo) e João Valinho (bateria); na Quinta-Feira, 7 de Julho), outro trio, desta vez suíço. Os Schnellertollermeier têm uma música «hipnótica e hipnotizante» que vai transformar os jardins do Goethe-Institut «num autêntico spa ao ar livre».

Depois de uma pausa de cinco dias, o Jigg volta na Quarta-Feira (13 de Julho) com os austríacos Woody Black 4, um quarteto de clarinetes, com um som que «combina diversos universos musicais que tanto se aproximam como se afastam da essência do jazz», diz o Goethe-Institut.

©Woody Black 4
©Woody Black 4 | Da Áustria vem um quarteto de clarinetes composto por Daniel Moser, Leonhard Skorupa, Stephan Dickbauer e Oscar Antoli.

Na Quinta-Feira (14 de Julho), o JiGG recebe o trio italiano Weird Box, com uma música «urbana, mais electrónica e mais próxima das novas gerações». Finalmente, para encerrar o festival de jazz, sobem ao palco Carlos Bica (contrabaixo), Daniel Erdmann (saxofone) e DJ illvibe, numa «celebração da amizade entre a Alemanha e Portugal».

Os concertos acontecem sempre às 19 horas e o preço dos bilhetes começa nos quatro euros; todas as informações sobre o JiGG 2022 estão aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].