Kino 2022: o festival de cinema alemão abre com o primeiro filme realizado por Daniel Brühl

©Rainer Bajo | Nebenan
©Rainer Bajo | Nebenan

A edição de 2022 do Kino – Mostra de Cinema de Expressão Alemã vai dar mais atenção à realização no feminino e aos primeiros filmes de vários cineastas.

Com uma programação entre o Cinema São Jorge e a plataforma de cinema indie Filmin, a edição do festival de cinema organizado pelo Goethe-Institut acontece com o tema In Zukunft (em português, ‘de futuro’).

O Kino 2022 vai dar uma atenção especial às primeiros filmes de realizadores de língua alemã – a abertura será precisamente com a obra de estreia do actor Daniel Brühl atrás das câmaras: Nebenan (O Vizinho do Lado), que «explora o tema da gentrificação e das desigualdades sociais em Berlim».

Além do São Jorge, o Kino aposta ainda no streaming, como em 2021: o Filmin vai ter uma secção dedicada ao cinema no feminino, apenas com filmes realizados por mulheres.

Entre as sessões físicas e as online, esta que será a 19.ª edição do Kino vai ter quinze filmes em exibição entre 27 de Janeiro e 2 de Fevereiro. A programação completa e todas as informações (horários e bilhetes) sobre o Kino 2022 pode ser consultadas aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].