Foodtopia. Em Julho, Lisboa recebe um festival de comida de rua com chefs Michelin

©Toa Heftiba
©Toa Heftiba

O Jardim Botânico Tropical (Belém) recebe a primeira edição do Festival Internacional de Comida na Rua de Lisboa. Apesar de ser um evento nacional, o embaixador escolhido é o chef brasileiro Alex Atala.

O primeiro fim-de-semana de Julho (dias 2 e 3) ficará marcado pela realização do 1.º Festival Internacional de Comida na Rua de Lisboa. O Foodtopia foi criado pela agência Amuse Bouche, que faz a comunicação de vários restaurantes.

A ideia é convidar «alguns dos melhores chefs internacionais e nacionais a transpor a sua identidade para um delicioso e inesperado prato de street food», diz a organização. O embaixador do evento é o brasileiro Alex Atala, chef do DOM, em São Paulo, um restaurante que tem duas estrelas Michelin.

Com Atala, vão estar mais dois “chefs Michelin” portugueses: Henrique Sá Pessoa (Alma, duas estrelas), Rui Paula (Casa de Chá Boa Nova, duas estrelas). A estes, juntam-se ainda Michele Marques (Mercearia Gadanha), Marlene Vieira (Marlene) e António Galapito (Prado), entre mais de cinquenta chefs nacionais e internacionais.

©Akira Deng
©Akira Deng

Além dos chefs, o Foodtopia recebe ainda três restaurantes portugueses, que vão apresentar pratos de street food: a cervejaria Ramiro (Lisboa), o Solar dos Presuntos (Lisboa) e o Mugasa (Anadia), um restaurante de leitão da Bairrada.

Os bilhetes para o Foodtopia já podem ser reservados por e-mail, com um preço de dez euros (crianças até aos doze anos não pagam). Cada parto que quisermos provar, custa seis euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].