Alex Atala vem a Portugal cozinhar no Ritz e falar sobre activismo gastronómico

O chef Alex Atala vai estar em Portugal para fazer um jantar no Secret Room do Hotel Ritz e, a 23 de Abril, será cabeça de cartaz do Simpósio Sangue na Guelra, cujo tema é Cooktivism.

O projecto gastronómico Sangue na Guelra – Blood n’Guts da agência Amuse Buche vai fechar vários chefs internacionais com estrelas Michelin num quarto do Ritz para dar jantares especiais.

O Secret Room do Hotel Ritz, em Lisboa, vai abrir-se (e fechar-se logo a seguir) para promover uma «série limitada de jantares absolutamente disruptivos com alguns dos maiores nomes da gastronomia mundial», promete o Sangue na Guelra.

O primeiro jantar do Secret Room do Ritz será a 14 de Abril com Eneko Atxa. Onze dias depois, a 25 de Abril, é o brasileiro Alex Atala (duas Estrelas Michelin, do restaurante D.O.M. que toma conta do Secret Room do Hotel Ritz.

Alex Atala aproveita ainda a estada em Lisboa para falar no IV Simpósio Sangue na Guelra, que decorre na Gare Marítima de Alcântara a 23 de Abril.

Com o tema Cooktivsim, esta edição vai debater temas ligados ao activismo gastronómico e, além de Atala, vai contar com a dupla Bo Songvisava & Dylan Jones (Bo-Lan, Tailândia) e Douglas McMaster (Silo, Inglaterra), onde adopta a filosofia de desperdício zero radical.

Entre as questões debatidas durante o IV Simpósio Sangue na Guelra vai estar o «papel dos cozinheiros enquanto agentes da sustentabilidade e a importância da agricultura familiar».

O evento começa às 9, com um pequeno-almoço de boas-vindas, e termina às 18:30. O peço dos bilhetes (Ticketline) é de 60 euros mas, para estudantes das escolas de hotelaria e cozinha, há um preço especial: 45 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].