A programar uma surf-trip nas férias da Páscoa? E se fosse numa caravana da Hostel on Wheels?

Hostel on Wheels
Hostel on Wheels

Se está a pensar percorrer a costa alentejana ou o oeste numa surf-trip e quer fugir aos parques de campismo ou apartamentos do Airbnb, talvez esteja aqui a alternativa.

Um hostel sobre rodas. É esta a promessa da Hostel On Wheels, uma empresa nacional criada em 2016 por três amigos. O conceito é o de alugar uma autocaravana que pode levar até cinco pessoas a percorrer Portugal ou Espanha.

Além das autocaravanas (a Hostel On Wheels tem dez), a empresa tem uma rede de parceiros «especialistas em diferentes actividades», que podem ser «incluídas em cada roteiro, sempre de acordo com os gostos e necessidades de cada grupo», lembram os fundadores Hugo, Luís e Rodrigo.

Todas as autocaravanas têm WC completo, duche de água quente e cozinha, com frigorífico de 80 litros. Além disso, as carrinhas contam com uma câmara de visão traseira, GPS, bancos frontais rotativos e painel solar. Para ver neste vídeo.

Quem quiser fugir aos parques de campismo ou apartamentos do Airbnb, pode fazer uma reserva online de uma caravana da Hostel On Wheels. Os preços funcionam como nos hotéis: há épocas altas e épocas baixas.

Por exemplo, alugar uma autocaravana da Hostel On Wheels nos meses de Julho e Agosto custa 149 euros por dia: uma semana (sete dias) fica por 1043 euros.

Mas, se a ideia for alugar uma caravana durante a época da Páscoa (época média), cinco dias, entre 28 de Março e 1 de Abril, o valor total será de 495 euros.

O serviço da Hostel On Wheels tem ainda assistência telefónica 24 horas por dia e três planos de protecção – um gratuito, mas que obriga a deixar uma caução de dois mil euros.

A caravana também pode ser recolhida e entregue em outros pontos do País sem ser em Lisboa. Contudo, o único local onde este serviço é gratuito é na sede da empresa, em Telheiras.

Fora isso, terá sempre de pagar um extra: levantar uma Hostel On Wheels, mesmo no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, custa vinte euros. No Porto, este valor é quase cinco vezes mais elevado: 89 euros.

Também é possível apanhar uma autocaravana nos aeroportos espanhóis de Madrid, Sevilha, Granada, Corunha, Málaga, Vigo e Santiago de Compostela. Em todos, o valor é o mesmo: 149 euros.

Para mais informações sobre a Hostel On Wheels pode usar o número de telefone 967 572 400 ou o email [email protected].


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].