A Famel está oficialmente de volta: agora é uma mota eléctrica e pode ser reservada já em Maio

©Famel
©Famel

Já se sabia que a Famel ia regressar sob forma de uma mota eléctrica. Agora, há data de apresentação ao público e o lançamento foi confirmado para 2023.

A Expomoto é o local escolhido para mostrar, pela primeira vez, a nova Famel eléctrica ao público: entre 5 e 8 de Maio, a E-XF, inspirada na XF-17, vai poder ser (finalmente) vista na Exponor, em Matosinhos.

Este é o culminar de um processo que começou em 2015, quando Joel Sousa refundou a Famel, depois de a empresa ter falido em 2002. Em 2017 a marca era mesmo relançada com a ideia de voltar a produzir a XF-17.

Contudo, o plano mudou: a primeira nova Famel é um modelo eléctrico com duas versões: Café Racer e Clássica, com 50 ou 125 cc. O primeiro tem uma autonomia de 50 km (ou 120, se for usada uma segunda bateria) e o segundo, 120 km (já tem duas baterias).

©Famel
©Famel | A Cafe Racer só dá para uma pessoa – chega em 2023 e vai custar cerca de cinco mil euros.

Segundo Joel Sousa, ambos os modelos têm uma velocidade máxima de 100 km/h e demoram cinco horas a carregar de forma total, o que custa «menos de um euro».

Durante a Expomoto será possível fazer a reserva da versão Embaixador da Café Racer e Clássica no site da Famel por seiscentos euros – o preço será de 5499 euros – a marca dá ainda 10% de desconto. Depois, quando for lançada em 2023, poderá ser comprada por preços entre os 4499 e os 5899 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].