Empresas portuguesas desenvolvem tapete inteligente que detecta a presença de estranhos em casa

©CITEVE/CeNTI - HelpInTex
©CITEVE/CeNTI - HelpInTex

O CeNTI, o CITEVE e a António Salgado juntaram-se num consórcio para desenvolver um novo sistema para detectar intrusos: um tapete inteligente.

Depois das câmaras Web de vigilância e dos sensores de movimento, pode haver mais um gadget a ter em casa para detectar intrusos, desta vez muito mais subtil.

A ideia foi de três empresas nacionais – CeNTI, CITEVE e a António Salgado – que criaram o HelpInTex, um tapete inteligente que «promete revolucionar o sector têxtil, em particular, os têxteis-lar, e contribuir para a redução da criminalidade em propriedade privada».

Como é habitual nos equipamentos de detecção de intrusão em casa, há a ligação a uma app onde podemos receber notificações sempre que alguém pisa este tapete, quando estamos fora.

©CITEVE/CeNTI - HelpInTex
©CITEVE/CeNTI | A ideia é fazer com que o HelpInTex passe por um tapete normal.

«A funcionalidade de detecção de presença e/ou movimento será obtida pela integração de fios condutores na estrutura têxtil do tapete e a funcionalidade antiderrapante será obtida através do desenvolvimento de fibras com propriedades antiderrapantes», explicam as empresas.

Neste momento, ainda não se sabe quando é que o HelpInTex chega ao mercado, mas o tapete deve mesmo estar pronto em 2022. Para já é apenas um protótipo, mas a António Salgado diz que já há «elevado interesse» em Itália, Alemanha e Finlândia, países onde esta empresa tem «canais de comercialização».

Neste projecto, que começou em 2019, o CeNTI foi responsável pela área das «fibras funcionais antiderrapantes, pelo desenvolvimento do sistema de sensorização integrado no têxtil, electrónica de controlo e pela criação da app»; já o CITEVE ficou com o desenvolvimento têxtil, testes e ensaios.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].