Em Portugal, as iniciativas de apoio à Ucrânia sucedem-se. Estas são duas das mais recentes.
O MB Way e a Fundação Benfica têm a decorrer duas iniciativas para ajudar a Ucrânia e os seus cidadãos, alguns deles refugiados noutros países europeus.
A aplicação de pagamentos e transferência de dinheiro está a promover, mais uma vez, a opção ‘Ser Solidário’ da app e a campanha ‘Ajudar é Tão Fácil’, que desde Dezembro já doou «mais de 250 mil euros para cem instituições» nacionais e internacionais.
MB Way dá um cêntimo por cada compra
Neste momento, o MB Way está a dar um cêntimo por cada compra feita com a aplicação, um valor que se junta à soma angariada através do ‘Ser Solidário’.
Este recurso pode ser usado directamente na app: basta tocar na opção que está na página principal (imagem em cima) para fazer uma doação em dinheiro para uma instituição como a Unicef, a Amnistia Internacional, a AMI, a Médicos do Mundo, a Fundação AIS e a Caritas Portuguesa.
Segundo o MB Way, todas as instituições estão, agora, «inteiramente dedicadas às necessidades que as pessoas afectadas pelo conflito na Ucrânia estão a viver».
Recolha de bens essenciais em 90 pontos
Já a Fundação Benfica, que pertence ao clube de futebol, está a promover uma recolha de bens essenciais até 5 de Março – Juntos Pela Ucrânia. Quem quiser ajudar, pode doar mantimentos, recursos de primeiros socorros e produtos para bebés.
Entre os pedidos estão alimentos enlatados (feijão, grão, atum, sardinha, salsichas), powerbanks, soro fisiológico, álcool etílico, pomadas para queimaduras, leite em pó, fraldas e toalhitas.
As entregas são feitas no Estádio da Luz, nas escolas de futebol do clube, nas Casas do Benfica ou nas lojas oficiais do emblema da águia – ao todo, o SL Benfica diz que há «mais de noventa pontos de recolha» em Portugal. Todos os detalhes sobre esta iniciativa estão aqui.