Teatro Nacional D. Maria II abre candidaturas para residĂȘncias artĂ­sticas com bolsas de sete mil euros

©Mostafa Meraji
©Mostafa Meraji

Antecipar o Futuro. É este o nome (e tambĂ©m o mote) do novo programa de residĂȘncias para jovens artistas, que tem lugar n’ O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, no VerĂŁo.

O Teatro Nacional D. Maria II e o pĂłlo cultural O Espaço do Tempo estĂŁo a promover uma iniciativa de residĂȘncias artĂ­sticas com «foco na pesquisa e investigação», destinada a «jovens artistas».

Desenvolver um projecto sem pressĂŁo

As candidaturas tĂȘm de ser feitas atĂ© 20 de Março; a 6 de Abril hĂĄ uma sessĂŁo de entrevistas com os prĂ©-seleccionados e, a 13 de Abril, sĂŁo anunciados os dois vencedores que recebem sete mil euros, cada, para desenvolver os seus projectos em Montemor-o-Novo, n’O Espaço do Tempo.

Estas residĂȘncias artĂ­sticas decorrem entre Junho e Julho, com os eleitos a poderem «juntar uma equipa para desenvolver ideias e conceitos, sem a pressĂŁo de terem de criar um espectĂĄculo», explica o Teatro Nacional D. Maria II.

©Max Kopylovich
©Max Kopylovich | O Espaço do Tempo fica no restaurado Convento da Saudação em Montemor-o-Novo (Évora).

ResidĂȘncias artĂ­sticas com tudo pago

O prĂ©mio inclui, alĂ©m dos sete mil euros, «pagamento de despesas de transporte, alojamento e alimentação para um mĂĄximo de cinco participantes por residĂȘncia».

Ainda este ano, os resultados destas residĂȘncias artĂ­sticas vĂŁo poder ser apresentados na mostra Antecipar o Futuro, que acontece sem Setembro, no arranque da temporada 2022/23 do Teatro Nacional D. Maria II.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĂŁ tĂĄctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĂ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].