Simone de Oliveira despede-se dos palcos (e do público) aos 65 anos de carreira com um concerto único

O Coliseu de Lisboa vai ser o palco da despedida de Simone de Oliveira do mundo do espectáculo. A cantora mete um ponto final na carreira de 65 anos.

Dia 29 de Março, às 21:30, Simone de Oliveira vai dar um concerto de encerramento de carreira no Coliseu de Lisboa. O espectáculo ‘Sim, sou… Simone’ é uma «revisita o som intemporal» das suas canções «através da modernidade, de novas linguagens musicais e de imagem».

Simone de Oliveira fez 84 anos no dia 11 de Fevereiro e começou a carreira aos 19 anos, depois de, na sequência de uma depressão, ter sido aconselhada por um médico a arranjar uma distracção com que se pudesse ocupar – o “escape” acabou por ser o Centro de Preparação de Artistas da Emissora Nacional.

©André Mano
©André Mano

Em 1965, Simone de Oliveira venceu o sue primeiro Festival da Canção, com Sol de Inverno, vitória que viria a repetir em 1969 com Desfolhada Portuguesa; ambas tiverem uma classificação modesta na Eurovisão, um 13.º e um 15.º lugar, respectivamente.

Ainda antes das participações nos Festivais da Canção, Simone de Oliveira estreou-se no teatro de revista em 1962, na peça Lisboa À Noite.

As participações noutros projectos além da música sucedem-se com mais aparições em teatro (Passa por Mim no Rossio, Maldita Cocaína), cinema (Operação Diamante, Julgamento), telenovelas (Roseira Brava, Vidas de Sal, Filhos do Vento) e na apresentação do programa Piano Bar, da RTP (vídeo em baixo).

Os 65 anos de carreira de Simone de Oliveira têm, assim, o seu epílogo em 2022 num espectáculo que tem apenas uma sessão, com direcção musical a cargo de Nuno Feist. Os bilhetes estão à venda na BOL e custam entre 15 e 25 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].