Já está: Salvador Sobral na final do Festival da Eurovisão!

Amar Pelos Dois era uma das preferidas dos fãs e a primeira semifinal do Festival da Eurovisão confirmou isso mesmo: Salvador Sobral está na… final!

Salvador Sobral rima com ‘final’. Neste caso a do Festival da Eurovisão, cuja primeira semifinal foi hoje, ao princípio da noite, em Kiev.

A capital da Ucrânia assistiu à actuação de dezoito participantes, onde houve mais show-off que música. Aliás, esta é uma característica que parece não deixar de marcar a Eurovisão. São muito poucas as músicas que fogem à banalidade dos sons digitais e das batidas de discoteca.

Amar Pelos Dois foi, como se viu, uma delas. Depois de uma interpretação brilhante, onde cantou no meio da assistência, Salvador Sobral conseguiu o bilhete para a final.

Salvador Sobral vai voltar a subir ao palco do Festival da Eurovisão em Kiev para voltar a interpretar Amar Pelos Dois. Sábado será com o objectivo de conquistar a vitória para Portugal.

A acontecer, será a primeira vez que um concorrente nacional conseguiria o feito. No entanto, fora este objectivo, há ainda a motivação de fazer Amar Pelos Dois a canção nacional com a melhor pontuação de sempre.

Para isso, Salvador Sobral tem de conseguir mais que os 92 pontos atingidos a 18 de Maio de 1996 por Lúcia Moniz. Há dezanove anos, O Meu Coração Não Tem Cor tornou-se na música portuguesa mais bem classificada de sempre na Eurovisão.

Resta dizer que, com Portugal, passam à Grande Final de Sábado, 13 de Maio, mais nove países: Moldávia, Azerbaijão, Chipre, Grécia, Suécia, Polónia, Arménia, Austrália e Bélgica.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].