Óscares 2022. Dune, West Side Story e The Power of the Dog entre os mais nomeados – há um português na lista

©Netflix
©Netflix

The Power of the Dog, que pode ser visto apenas na Netflix, é o campeão das nomeações para os Óscares 2022, com doze indicações. No pódio, seguem-se Dune e West Side Story.

Já são conhecidos todos os filmes, actores e realizadores que podem ganhar as próximas estatuetas douradas da academia de cinema dos EUA.

As nomeações foram divulgadas hoje pela dupla de actores Leslie Jordan e Tracee Ellis Ross, um momento que também contou com a presença de médicos, estudantes e bombeiros, que ajudaram a divulgar os candidatos.

“Cãopeão” de nomeações

O recordista de nomeações é o filme Netflix The Power of the Dog (que também já tinha saído vencedor dos Globos de Ouro), indicado para as principais categorias: Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Actor/Actor Secundário e Melhor Actriz Secundária.

No pódio dos filmes mais nomeados estão ainda Dune e West Side Story, também com possibilidade de ganhar Óscares para Melhor Filme e Melhor Realização.

Na lista para Melhor Actor estão Benedict Cumberbatch, Javier Bardem, Andrew Garfield, Will Smith e Denzel Washington, uma lista onde se nota a falta de Leonardo DiCaprio (Don’t Look Up) ou Peter Dinklage (Cyrano).

©Universal Pictures | House of Gucci
©Universal Pictures | House of Gucci não contou para o júri da Academia: o filme tem apenas uma nomeação, para Melhor Caracterização (Best Makeup and Hairstyling).

Com possibilidade de ganhar o Óscar de Melhor Actriz ficam Olivia Colman, Penélope Cruz, Jessica Chastain, Nicole Kidman e Kristen Stewart. Aqui, a surpresa é a exclusão de Lady Gaga, que era apontada mesmo como uma das vencedoras pelo seu papel em House of Gucci – aliás, este filmes foi completamente “esquecido” pela Academia.

Melhor Guarda Roupa é de Luis Sequeira?

Portugal continua a ficar de fora das nomeações para Melhor Filme Internacional – a proposta da Academia Portuguesa de Cinema era A Metamorfose dos Pássaros. Contudo, há uma categoria que pode valer um Óscar para Portugal.

Luís Sequeira está outra vez nomeado na categoria de Melhor Guarda-Roupa, pelos figurinos de Nightmare Alley. O designer já tinha estado na corrida ao Óscar em 2018, com The Shape of Water.

©DR | Luis Sequeira
©DR | Luis Sequeira está nomeado pela segunda vez na categoria de Melhor Guarda-Roupa.

A cerimónia de entrega dos Óscares está marcada para 27 de Março, no Dolby Theatre, com o regresso de um apresentador (o nome ainda não foi revelado), o que não acontecia há três anos. Jimmy Kimmel foi o último, em 2018.

A lista completa de nomeações da 94.ª edição dos Óscares pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].