O grupo de hotelaria da Sonae, The Editory Collection Hotels, vai finalmente inaugurar o hotel que nasce do projecto de recuperação da estação de comboios de Santa Apolónia, em Lisboa.
Três anos e doze milhões de euros depois, vai abrir o hotel boutique da Sonae inspirado na história dos caminhos-de-ferro. O The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel começa a receber os primeiros hóspedes a 7 de Fevereiro – para isso, tem 126 quartos e um restaurante de fine dinning com 122 lugares.
Um hotel sob o signo do vintage
O projecto deste hotel de cinco estrelas foi assinado pelo gabinete de arquitectura Saraiva + Associados; ao todo, ocupa uma área da estação de comboios com dez mil metros quadrados que «não encontrava em utilização» e que não era «essencial para a prestação do serviço de transporte ferroviário», diz a Sonae.
Segundo a Saraiva + Associados, os quartos do The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel têm «decoração clássica com pormenores vintage» e «muitos detalhes temáticos inspirados nas antigas carruagens». Os autores dizem que a atmosfera é «requintada e sóbria sem ser austera». Por fora, o hotel manteve a traça neoclássica original (a estação é de 1865) e tem agora uma «fachada de linhas sóbrias em tom bordeaux».
As linhas gastronómicas que chegam a Santa Apolónia
O restaurante, que não tem um nome específico, como acontece em alguns hotéis, assume-se como de fine dinning para partilhar, com pratos «inspirados nos produtos que representam as várias linhas de ligação regional» que chegam a esta estação de comboios de Lisboa.
A liderar a cozinha, está o chef André Silva, que vai criar «propostas contemporâneas de matriz regional» a que se juntam vinhos portugueses de «diferentes regiões». O restaurante tem ainda uma cozinha aberta que «evoca uma bilheteira com janelas para a própria estação».
As reservas já podem começar a ser feitas no site do hotel; os preços começam nos 118 euros por noite. Para quem chega de automóvel, o The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel tem ainda vinte lugares de estacionamento.